São Paulo – Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) fizeram mais um protesto no fim da tarde desta terça-feira (26/9) contra a falta de professores nos cursos da instituição. Segundo os organizadores, cerca de 2.000 alunos compareceram à manifestação.
Os alunos estão de greve desde a última quinta-feira (21/9), em paralisação iniciada no curso de Letras, mas que teve adesão de pelo menos 12 cursos, segundo a USP, e de 19, de acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O ato começou às 17h, na frente do portão 1 da USP, na zona oeste de São Paulo. Os estudantes andaram até o Largo da Batata, uma caminhada de cerca de três quilômetros, para reivindicar a contratação de professores além de outras melhorias para a universidade. O objetivo foi garantir a continuidade da greve.
greveuspprotesto
Estudantes da USP caminharam do portão 1 da universidade até o Largo da Batata
Reprodução/Redes sociais
protestousp1
Estudantes da USP fazem protesto em São Paulo
João Vitor Pereira
protestousp4
Estudantes da USP fazem protesto em São Paulo
João Vitor Pereira
protestousp3
Estudantes da USP fazem protesto em São Paulo
João Vitor Pereira
protestousp2
Estudantes da USP fazem protesto em São Paulo
0
Nessa segunda (25/9), alunos da Escola Politécnica decidiram apoiar a greve, assim como os estudantes da Faculdade de Direito. A decisão foi tomada em assembleia com a presença de 630 estudantes. Segundo o Centro Acadêmico 11 de Agosto, 606 alunos votaram a favor da paralisação.
Até a noite desta terça, apenas os estudantes da Faculdade de Medicina (FMUSP), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Faculdade de Odontologia (FOUSP), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) não tinham se manifestado sobre a greve.
Em nota, a reitoria da USP afirmou que “respeita a autonomia do movimento estudantil e acolhe o diálogo com serenidade e respeito. Ao mesmo tempo, reafirma que mantém em curso o que pode ser definido como o maior esforço já empreendido por esta Universidade para a contratação de docentes. Temos 641 vagas para preencher e 238 já foram preenchidas. Ao final desse esforço, a USP terá o mesmo número de professores e professoras de 2014”.
fau1
Fachada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP
Marcos Santos/USP Imagens
poli2a
Fachada do Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da USP, a Poli
Marcos Santos/USP Imagens
poli1
Fachada da Escola Politécnica da USP, a Poli, em São Paulo
Cecília Bastos/USP Imagens
reitoria1
Fachada do prédio da Reitoria da USP na Cidade Universitária
Cecília Bastos/USP Imagens
educa1
Fachada da Escola de Educação Física e Esporte da USP, na Cidade Universitária
Marcos Santos/USP Imagens
fea1
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), da USP
Jonatas C. Ferreira/USP Imagens
jornal1
Superintendência de Comunicação Social (SCS). Redação do Jornal da USP. Curso de Jornalismo da USP, Cidade Universitária
Marcos Santos/USP Imagens
sanfran1
Fachada da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP)
Marcos Santos/USP Imagens
medicina1
Fachada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP
Marcos Santos/USP Imagens
0
A universidade diz ainda que tem uma reunião marcada nesta quinta-feira (28/9) com os alunos para que os pedidos, principalmente de contratação de professores, sejam organizados e encaminhados para a solução. Na sexta-feira (29/9), também será realizada uma assembleia-geral da instituição.