As redes de ensino públicas do Distrito Federal agora contarão com uma Unidade Móvel de Atendimento Itinerante para atendimento exclusivo. A divulgação foi feita durante o 1º Café da Defensoria com as Regionais de Ensino do Distrito Federal: “Relações Humanas: Justiça e Sustentabilidade”, realizado nessa quinta-feira (26/10). Atualmente, o DF conta com 105 unidades escolares.
O encontro foi organizado pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) para a rede pública do DF. O compromisso teve como objetivo estreitar os laços de colaboração e compartilhar informações relevantes para a comunidade educacional como coordenadores, gestores e demais membros da rede pública.
Inaugurada em 2021, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF percorre diversas regiões do DF para cumprir a missão de garantir os direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade, disponibilizando todos os serviços básicos da DPDF e outras especificidades de acordo com uma análise prévia das demandas de cada região. A Unidade atua em conjunto com diversos órgãos e entidades distritais, federais e servidores das Administrações Regionais que possuem aptidões que somem ao projeto.
Celestino Chupel, Defensor Público-Geral, destaca que o maior equipamento itinerante de atendimento jurídico da DPDF descentraliza o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) e o aproxima das comunidades dependentes. “Além de oferecer atendimento jurídico, a presença dessa carreta pode integrar programas educacionais sobre direitos, cidadania e responsabilidades legais, capacitando os jovens a compreender seus direitos e a se envolver de maneira construtiva na sociedade. Isso contribui para a formação de cidadãos informados e engajados desde cedo”, esclareceu.
O Secretário Executivo da Secretaria de Educação do DF (SEE/DF), Isaías Aparecido, agradeceu a presença dos coordenadores regionais e frisou a importância da parceria entre as instituições. “Mais de 460 mil estudantes e 40 mil servidores serão beneficiados com a iniciativa que vai mudar a realidade dos alunos da rede pública do DF”, disse.
A plataforma de Ensino a Distância (EaD), Easjur/EAD, também foi lançada durante o evento, de forma totalmente gratuita, que disponibilizou, inicialmente, 27 cursos, com mais de 150 horas/aula para o público interno e externo e que também estará à disposição da rede pública, com certificação e promoção de atividades colaborativas em parceria com as escolas do DF. A ferramenta de base tecnológica utilizada pela Easjur será o Moodle, que é uma plataforma internacionalmente reconhecida que conta com mais de 200 milhões de usuários. As aulas são ministradas por profissionais especializados, ofertando um conhecimento baseado na massa de dados e na vivência da DPDF nas diversas áreas humanas.
Escolas públicas do DF terão unidades móveis de atendimento exclusivos
Reproduçao
Escolas públicas do DF terão unidades móveis de atendimento exclusivos 2
Reprodução
0
Além disso, no encontro, foram disponibilizadas 26 cartilhas temáticas do Roteiros do Conhecimento. As publicações inéditas e exclusivas foram desenvolvidas em colaboração com diversos servidores e Defensores Públicos e abordam temas como a Família, Criança e Adolescente, Mulher, Pessoa com Deficiência, Idoso, Saúde e Relações de Consumo. Estão disponíveis para toda a comunidade escolar. Essas cartilhas serão distribuídas para rede pública de ensino e serão usadas como meios didáticos para auxílio da abordagem de temas de relevância para toda a sociedade.
O projeto “Defensoria nas Escolas” também foi apresentado durante o evento, que garante o acesso de estudantes, professores e servidores da rede pública a informações sobre a DPDF, noções de cidadania, direitos e deveres mediante as áreas de interesse da comunidade escolar. No evento, também foram abordadas a atuação educacional da Easjur e as ações de integração com a Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz da DPDF.