Fontes do Palácio do Planalto afirmaram à CNN que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à ministra do Esporte, Ana Moser, nesta terça-feira (5), que vai precisar do cargo dela na reforma ministerial. As informações são de Thais Arbex e Tainá Falcão.
Lula chamou Ana Moser para uma reunião no Palácio do Planalto nesta tarde, e afirmou que vai precisar do cargo, ou seja, que vai exonerá-la.
De acordo com a apuração de Thais Arbex e Tainá Falcão, na quarta-feira (6) Lula chamará os ministros do Centrão e deve fazer o anúncio de quem vai para onde exatamente.
Leia também
PSB viu “desrespeito” na negociação da reforma ministerial, dizem interlocutores
Lula tenta solução com entrave de PSB e PP na reforma ministerial
PT avalia que reforma ministerial não extingue resistência a algumas pautas na Câmara
A saída de Ana Moser abriria espaço para a entrada do Progressistas no Ministério do Esporte, com André Fufuca como favorito.
A ministra era aguardada em um evento de inauguração da pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, mas não foi à cerimônia.
Recomendação a Márcio França
As negociações em curso ao longo dos últimos meses também envolvem o ministério de Portos e Aeroportos, chefiado por Márcio França (PSB). A pasta pode passar a ser comandada pelo Republicanos.
De acordo com a âncora da CNN Raquel Landim, Lula recomendou a Márcio França que aceite assumir a pasta das Pequenas e Médias Empresas.
O apelo foi feito em almoço hoje com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula disse a França que não quer abrir mão de Alckmin no ministério do Desenvolvimento.
França ficou de pensar e responder até amanhã quando está previsto o anúncio da reforma ministerial. O presidente pretende que o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos, assuma o ministério de Portos e Aeroportos.
Vídeo — Trocas no governo Lula: indefinições com PP e PSB travam reforma
(Publicado por Daniel Fernandes, com informações de Teo Cury, da CNN)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em reunião, Lula comunica Ana Moser que precisará do cargo para reforma ministerial, dizem fontes no site CNN Brasil.