O prazo de votação para o segundo turno da eleição presidencial da Argentina se encerrou às 18h deste domingo (19/11). Após o fechamento das urnas, a Justiça Nacional Eleitoral do país iniciou a apuração dos votos. A disputa está entre o governista Sergio Massa, atual ministro da Economia, e o ultraliberal Javier Milei.
Após encerrar as urnas, ambos os candidatos enviaram mensagens aos fiscais eleitorais: “As horas mais desafiantes são que se aproximam, o kirchnerismo vai usar todas as forças para nos enganar”, escreveu Javier Milei. O argentino tem acusado as eleições de serem fraudadas, apesar de não apresentar nenhum indício nesse sentido.
Em coletiva de imprensa, o secretário general da Presidência, Julio Vitobello, não confirmou que horas os resultados serão divulgados. “Os números serão públicos quando estiverem consolidados e sejam representativos”, disse. Ele também destacou a transparência do sistema, após o processo eleitoral ser atacado por Milei.
Pesquisas de intenção de votos indicavam a possibilidade de empate técnico entre os dois candidatos. A votação se iniciou às 8h e os argentinos foram às ruas em massa para votar nesta eleição acirrada.
De acordo com dados da Câmara Nacional Eleitoral, até às 18h 76% dos eleitores haviam votado no segundo turno. No primeiro turno, realizado no dia 22 de outubro, este percentual foi menor, de 59%. No país, 35 milhões de pessoas estão aptas a votar.
O resultado parcial deve sair por volta das 21 horas. O resultado oficial só é divulgado 48 horas após o fim do pleito, com a checagem das atas nos locais de votação.
foto-milei-e-massa-candidatos-presidência-argentina
Javier Milei e Sergio Massa candidatos à presidência da Argentina
Agustin Marcarian – Pool/Getty Images
foto-debate-eleições-argentina-massa-milei
Javier Milei (a esquerda) e Sergio Massa (a direita) durante debate antes do segundo turno
Luis Robayo – Pool/Getty Images
Milei e Massa eleições argentina
Candidato de direita chamou o governo de Alberto Fernández de “delinquente”; “não fique agressivo”, respondeu o atual ministro da Economia
Reprodução
0
No primeiro turno, no dia 22 de outubro, Massa terminou com 36,7% e Milei com 30% dos votos válidos. Ao votar neste domingo, o candidato de ultradireita falou em “campanha suja”. “Estamos satisfeitos. Houve um enorme trabalho diante da campanha de medo e toda a campanha suja que fizeram (a campanha opositora). Agora, que sejam abertas as urnas”, disse.
Massa, por sua vez, falou em uma nova fase no país sul-americano. “Hoje é uma nova etapa na Argentina. Essa etapa requer, além de boa vontade, inteligência e capacidade, o diálogo e o consenso necessários para que nosso país percorra um caminho muito mais virtuoso”, afirmou.