O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou, nesta segunda-feira (14/8), que vai se reunir com os secretários de Segurança Pública de todas as unidades federativas, e que temáticas sobre mortes violentas e facções criminosas serão os principais assuntos.
Ele ainda afirmou, nas redes sociais, que, desde o começo do ano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem trabalhado na temática de segurança pública e que assim pretende continuar.
Nesta semana teremos reunião com os secretários de Segurança Pública dos estados. Vamos conversar sobre prioridades: investigações contra facções criminosas e mortes violentas intencionais. Desde o início do ano, temos trabalhado com os estados e vamos continuar nesse caminho de…
— Flávio Dino (@FlavioDino) August 14, 2023
O anúncio da reunião ocorre alguns dias após a repercussão de casos envolvendo figuras públicas, como as últimas revelações sobre o assassinato de Marielle Franco e a morte do candidato à Presidência do Equador, Fernando Villavicencio. Na última semana, Dino também havia se manifestado sobre a investigação das joias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao qual classificou como “esquema criminoso”.
As secretarias de Segurança Pública espalhadas pelo país são responsáveis, por lei, pela manutenção da ordem e segurança em todas as unidades federativas, por meio da ação de órgãos policiais.