O mercado mundial de produtos para pet cresceu 3,2% em 2022 em relação ao ano anterior. Neste cenário, o Brasil se destaca como o terceiro maior contribuinte em termos de faturamento, representando 4,95% dos US$ 145 bilhões (R$ 748 bilhões, na cotação atual), ficando atrás apenas dos Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%).
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Dados atualizados do censo apontam que 56% dos domicílios têm pelo menos um cão ou gato e 30% dos pets foram adquiridos durante a pandemia de 2020. Já nos Estados Unidos, a média é de 1 em cada 5 lares, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA).
Cachorro correndo atrás do próprio rabo
O pet traz alegria ao lar
Freepik
Cachorro
Cachorros e gatos são ótimos companheiros, inclusive para crianças
Lum3n/ Pezels
Cachorro lambendo mulher no rosto
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral
cachorro coceira pulga
Pulgas são comuns em cães e gatos
Reprodução/GettyImages
Pessoa tirando foto de um cachorro em cima de sofá
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik
0
A tendência estimulou o crescimento nas vendas de produtos para os animais de estimação. Apenas em 2022, o faturamento nos EUA registrou um aumento de 16% em relação a 2021, segundo dados da empresa Circana. Isso foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento geral nos preços.
“Observamos uma estabilidade na demanda nas categorias de rações e guloseimas para os pets, em comparação a 2021, em meio a um ambiente de queda generalizada nas vendas das principais categorias de bens de consumo”, afirmou o vice-presidente da Circana, Daniel Morimoto.
Pet shop (2)
Os pet shops representam cerca da metade de todo o dinheiro movimentado pelo varejo pet
Getty Images
Gato no pet shop
As clínicas e hospitais veterinários são o segundo canal de acesso aos produtos e serviços
Getty Images
Cachorro no veterinário
Os exames veterinários são importantes para garantir a saúde do cão
Getty Images
Cachorro, veterinário
A vacinação é um dos principais aliados na prevenção de doenças infecciosas para os pets
Freepik
0
Apesar do cenário econômico incerto, varejistas e marcas estão estrategicamente posicionados para prosperar em 2023, observando atentamente as tendências comportamentais dos consumidores em relação aos animais de estimação.
Entre essas tendências, destacam-se a postergação das compras de produtos não essenciais, o aumento da frequência das compras de rações em lojas físicas e o crescimento significativo do comércio eletrônico. Segundo a Circana, isso reflete não apenas nos cuidados com os pets, mas também na adaptação das empresas.