fbpx
Home / Notícias / Desinformação tem feito “lavagem cerebral” em determinados setores, diz Moraes

Desinformação tem feito “lavagem cerebral” em determinados setores, diz Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que a desinformação nas redes sociais tem gerado “verdadeira lavagem cerebral” em alguns grupos da sociedade. A declaração foi dada nesta quarta-feira (22) durante abertura de seminário que discute o tema em Brasília.

“O grande problema da desinformação é o embaralhamento das informações. As pessoas passam a ter acesso a informações falsas da mesma maneira que informações verdadeiras. Isso acabou trazendo, pela experiência brasileira, infelizmente, uma verdadeira lavagem cerebral em determinados setores”, afirmou.

Leia Mais

Ministério Público reitera ao STF que forneça vídeo de agressão a Moraes

Raul Araújo assume como corregedor no TSE e herda ações contra Bolsonaro e Lula

Apesar de adiamento, Pacheco aposta em avanço de PEC que limita poderes do STF

De acordo com o ministro, o uso da inteligência artificial agravou a disseminação de notícias falsas.

“Com a inteligência artificial, a veracidade de uma notícia fraudulenta acaba ganhando contornos muito mais significativos. Até você comprovar que aquilo é falso, há uma disseminação de uma ideia. E nem todos que viram a notícia fraudulenta irão assistir à segunda”, completou Moraes.

No encontro, foram debatidos os relatórios feitos por pesquisadores brasileiros e europeus sobre o assunto, fruto de um acordo de cooperação entre o TSE e a delegação da União Europeia.

A ideia é que as soluções apresentadas se transformem em regras a serem seguidas, sobretudo durante o período eleitoral.

“Temos a partir desse evento que propor teses legislativas, intepretações jurídicas, um cronograma educacional para aqueles que têm acesso às redes sociais e temos que propor limitação de inteligência artificial nas eleições”, finalizou o ministro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desinformação tem feito “lavagem cerebral” em determinados setores, diz Moraes no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *