O stevia pode ser considerado um adoçante natural, já que é produzido a partir de uma planta da família dos girassóis, com folhas naturalmente doces e de uso medicinal.
Por apresentar essa característica, está presente em bebidas e alimentos que buscam reduzir o teor de açúcar. Apesar do seu consumo ser considerado seguro, não é recomendado ingerir mais que 5,5 mg/kg de peso corporal ao dia.
Parte da dieta das pessoas há dezenas de anos, atualmente a sua utilização em alimentos e bebidas já é respaldada pela ciência. A substância tem o poder adoçante entre 200 a 300 vezes maior que o açúcar, e é isenta de calorias. Outra vantagem é que esse adoçante não gera impacto na glicemia.
Por não se tratar de uma substância artificial química, sintetizada em laboratório, podemos considerá-la, sim, uma alternativa mais saudável à dieta. Existem estudos nos quais foram apontados benefícios, como melhora na secreção de insulina em pacientes diabéticos, efeito antioxidante e anti-inflamatórios, benefícios contra hipertensão e problemas renais, entre outros.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
Porém, como nada é perfeito, alguns indivíduos podem não se adaptar ao gosto desse adoçante. Algumas pessoas costumam apresentar uma maior sensibilidade quanto ao sabor residual do produto.
Vale lembrar, por fim, que independentemente do adoçante, o ideal é consumir com moderação. Dessa forma, até a percepção desse gosto tende a não incomodar.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica