fbpx
Home / Notícias / Cotados para vaga de Rosa Weber no STF se abraçam na posse de Barroso

Cotados para vaga de Rosa Weber no STF se abraçam na posse de Barroso

Os cotados para a vaga da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), foram à posse do novo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, nesta quinta-feira (28).

Weber deixará a Corte nesta sexta-feira (29), dias antes de completar 75 anos, idade máxima para atuação no órgão.

Estiveram na cerimônia o ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Os três mostraram um clima amistoso e se abraçaram na ocasião.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir seu indicado para a Suprema Corte apenas após a cirurgia que fará no quadril nesta sexta-feira.

Leia Mais:

Posse de Barroso na presidência do STF é certeza que Corte sobreviveu a ataques, diz Gilmar Mendes

Maria Bethânia canta hino nacional em posse de Barroso como presidente do STF

Barroso é defensor da democracia e intolerante com a corrupção, dizem ex-ministros do STF

Na última segunda-feira (25), Lula afirmou que o critério utilizado para a escolha não será o gênero ou a raça, e sim alguém que possa atender aos interesses e expectativas da sociedade brasileira.

“Estou muito tranquilo, pois vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil, que possa servir ao Brasil, que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não tenha medo da imprensa”, disse Lula após ser questionado sobre a possibilidade de indicar uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber, que deve se aposentar da Corte ainda em setembro.

“Já tenho várias pessoas na mira, não precisa perguntar essa questão de gênero ou cor, eu já passei por tudo isso. No momento certo, vocês vão saber quem eu pretendo indicar”, falou o presidente.

Lula disse que pretende acabar com a “disputa entre políticos e Judiciário e entre Judiciário e Executivo”, e acrescentou: “Se cada um cumprir sua função no país, as coisas vão ficar muito bem.”

Veja também: PL não deve atuar contra eventual indicação de Flávio Dino ao STF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cotados para vaga de Rosa Weber no STF se abraçam na posse de Barroso no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *