fbpx
Home / Notícias / Conselho Tutelar: eleitores reclamam de instabilidade e desorganização

Conselho Tutelar: eleitores reclamam de instabilidade e desorganização

As eleições que definirão os membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal no quadriênio 2024/2027 começaram conturbadas. Brasilienses que deixaram para conferir locais de votações na manhã deste domingo (1º/10) se depararam com instabilidades no site da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Eleitores que conseguiram ter acesso ao endereço das seções, reclamaram de outros problemas, tais como: falta de organização e urnas apresentando defeitos.

Até o momento, ocorreram seis trocas de urnas nos seguintes locais: seção 10, em Sobradinho; seção 34, em Planaltina; seção 56, no Gama; seção 67, Arapoanga; seção 18, Planaltina; seção 27, no Sudoeste.

Ao Metrópoles, o auxiliar de manutenção Silvio Pereira da Silva contou que, ao chegar no local de votação, em Ceilândia, foi informado que não poderia exercer o direito, pois não estava cadastrado na ficha dos mesários.

“Uma mulher aqui tentou me ajudar a resolver, mas não estão nem ai. […] Votei nas eleições para presidente e governador e deu tudo certo. Hoje venho votar para escolher os membros do Conselho Tutelar e não tem o meu nome na lista. Precisam resolver o problema”, declarou Silvio.

Procurada, a Sejus informou que os problemas relatados são pontuais e que alguns deles já foram solucionados.


0

Neste domingo, a população terá a chance de escolher os próximos conselheiros tutelares do Distrito Federal. O eleitor poderá votar exclusivamente nos candidatos da região administrativa em que seu título está cadastrado.

Os números dos candidatos para o Conselho Tutelar estão separados por região administrativa. A lista está neste link.

Para votar, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto ou o e-título. As administrações regionais também terão uma lista com os locais de votação e nome dos candidatos daquela região administrativa.

Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, para o quadriênio de 2024/2027. De acordo com a Sejus, 1.268 candidatos disputam as vagas.

Segurança

A segurança dos locais de votação é feita com apoio da equipe de vigilância das escolas e com plano de segurança para os arredores desses locais, elaborado em conjunto pela Sejus e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Aproximadamente 5 mil servidores do GDF vão trabalhar voluntariamente como mesários no dia da eleição. As urnas foram carregadas no galpão Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

O TRE-DF disponibilizou 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência. A distribuição para as escolas foi feita na sexta-feira (29/9).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *