fbpx
Home / Notícias / Conselho de Segurança: embaixador diz que reunião deu visão mais ampla

Conselho de Segurança: embaixador diz que reunião deu visão mais ampla

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu, neste domingo (8/10), para tratar da guerra deflagrada por Israel depois do ataque surpresa do Hamas no sábado (7/10). O Brasil preside o conselho interinamente, durante o mês de outubro.

“A reunião dá aos países uma visão mais clara, mais ampla”, definiu Sérgio Danese, embaixador do Brasil na ONU, a jornalistas após o fim da reunião. Ele não expôs a posição dos países membros, uma vez que o encontro é fechado.

“Essa reunião tem esse interesse de que os países escutem as posições dos demais membros. Isso ajuda a formar um quadro mais completo, inclusive de como o conselho poderá, evetualmente, atuar em outras ocasiões que ele se reúna para tratar do assunto”, continuou.

“A tônica das intervenções foi no sentido de refletir sobre a necessidade de se voltar a um processo negociador o mais rapidamente possível, é isso o que eu posso falar”, destacou.

O Conselho não fechou uma declaração ao fim do encontro, o que indica que pode não ter havido consenso entre os membros.

O grupo é composto por cinco membros permanentes e com poder de veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Outros 10 países fazem parte do Conselho de forma temporária, com mandato de dois anos: Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.


0

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *