fbpx
Home / Notícias / Com STF sob foco do Congresso, Barroso reúne ministros em almoço

Com STF sob foco do Congresso, Barroso reúne ministros em almoço

Uma semana depois de o Senado ter aprovado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, vai reunir os ministros da Corte em um almoço nesta quarta-feira (29), na sede do tribunal.

“Pretendo ter a rotina de um almoço por mês para conversas amistosas”, disse Barroso à CNN.

Embora o presidente do Supremo pretenda estabelecer periodicidade nesses encontros, a avaliação entre ministros é que, diante da atual conjuntura política, o debate interno ganha ainda mais relevância.

Leia Mais

Há clima para aprovar PEC que limita mandato de ministros do STF, diz autor

“Vai ser muito bem-vindo no Supremo”, diz Barroso sobre indicação de Dino

Líder do governo no Senado diz que voto favorável à PEC do STF tinha intenção de “distensionar” relações

O pano de fundo da conversa será, segundo integrantes da Corte disseram à CNN, o avanço de pautas no Congresso que têm o STF como alvo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já afirmou, por exemplo, que vai dar andamento à análise da proposta que estabelece mandato para os ministros da Corte.

A percepção entre integrantes do Supremo é que, neste momento, é preciso sedimentar as relações entre os Poderes para tentar, ao menos, minimizar os efeitos da agenda legislativa sob a atuação do Judiciário.

A avaliação de magistrados é que, às vésperas de se completar um ano dos ataques de 8 de janeiro às sedes dos Poderes em Brasília, o Supremo volta a estar no centro do debate político. A proximidade do ano eleitoral, dizem, contribui com o cenário de críticas em relação à atuação do tribunal.

Nesse contexto, alguns ministros entendem que até a disputa presidencial de 2026 os ataques à Corte devem se intensificar. Afinal, avaliam, “bater no Supremo” pode render votos com parte do eleitorado.

No caso do Senado, por exemplo, o movimento que tem o STF como alvo vislumbra a eleição interna para a sucessão de Pacheco e também as pretensões do presidente do Congresso em Minas Gerais.

VÍDEO – Análise: os casos de interesse do governo na pauta do STF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com STF sob foco do Congresso, Barroso reúne ministros em almoço no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *