Novembro se inicia com o World Vegan Day, ou seja, o Dia Mundial do Veganismo. A data foi criada em 1994 com o intuito de comemorar a Vegan Society (Sociedade Vegana, na Inglaterra) que, nesta data, celebrava os 50 anos da instituição, a mais antiga em torno desse estilo de vida.
Embora não seja uma novidade, ainda há quem ainda confunda o veganismo com vegetarianismo e, apesar das semelhanças, eles se diferenciam em alguns aspectos.
O termo vegetarianismo restringe apenas carne, aves e frutos do mar da dieta, porém, ainda permite o consumo de alguns itens de origem animal como ovos, leite, manteiga e queijo. Há até quem se considere mais “flex”, permitindo a ingestão de carne eventualmente, como peixes e frutos do mar.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
O veganismo, por sua vez, é mais abrangente: o indivíduo não faz ingestão de nenhum item de origem animal, como leite, ovos e até mel; e se isenta do uso de materiais desse tipo, caso do couro.
Apesar do veganismo ser um modelo alimentar estrito, que apresenta uma restrições consideráveis, ele pode, quando bem orientado, apresentar vantagens. Lembrando que não vale abrir mão do consumo de carne vermelha e aderir a batatas fritas. Por isso, esse perfil de alimentação deve ser feito com orientação e, caso necessário, suplementado nas vitaminas que encontramos nos itens de fonte animal.
Algumas vantagens de ser vegano:
1. IMC menor
Conhecido como índice de massa corporal, esse índice serve para classificar se o indivíduo está com o peso ideal ou em algum grau de sobrepeso. Estudos apontam que indivíduos veganos têm menor IMC em relação a indivíduos onívoros, ou seja, que os veganos sofram menos com sobrepeso.
2. Menores índices de diabetes
Pelo alto consumo de vegetais, ricos em fibras, associado ao menor consumo de itens industrializados, indivíduos veganos têm menores chances de desenvolver diabetes tipo 2.
3. Mais energia e ânimo
Segunda uma pesquisa da ONG inglesa Veganuary, pessoas veganas relataram ter mais energia e estado de ânimo do que aquelas que fazem consumo de alimentos de origem animal.
4. Melhores níveis do colesterol
Pela maior ingestão de frutas, vegetais e leguminosas, os indivíduos veganos tendem a ter melhores níveis de colesterol, além de apresentarem menores riscos de doenças cardiovasculares.
5. Menores riscos de câncer
Nos estudos sobre dieta vegana, também é possível notar menores riscos de surgimento de alguns tipos de câncer.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica