As fortes chuvas advindas do ciclone extratropical que atinge a região Sul do país deram uma pausa na terça-feira (5/9), mas voltarão nesta quarta (6/9), levando o medo a municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Até a mais recente atualização, os estados haviam confirmado 22 mortes relacionadas ao forte volume de chuvas. Somente no RS, a Defesa Civil computava cerca de 5 mil pessoas desalojadas.
O número de municípios que reportaram eventos como tempestades, inundações e enxurradas está na casa dos 67, no Rio Grande do Sul.
Com novas áreas de instabilidade, o dia até pode começar com sol, mas há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, em locais como Santa Maria, Pelotas, a região de São Luiz Gonzaga, Uruguaiana e a Campanha gaúcha, segundo o site Climatempo. Porto Alegre também deve receber precipitações à noite. A região serrana e o Planalto ficam a salvo.
rs_alagamentos
Bombeiros trafegam nas ruas das cidades em canoas
Divulgação / Bombeiros RS
rs_alagamentos8
Moradores da região precisaram se abrigar em telhados para fugir da força das águas
Divulgação / Bombeiros RS
rs_alagamentos7
Moradores da região precisaram ser regatados com uso de helicóptero
Divulgação / Governo RS
rs_alagamentos6
Diante do aumento do nível de rios, casas ficaram submersas
Divulgação / Governo RS
rs_alagamentos4
A Defesa Civil tem emitido alertas sobre o risco de enxurradas
Divulgação / Governo RS
rs_alagamentos5
Um ciclone extratropical se formou na Região Sul, fazendo com que chuvas e ventos atinjam a localidade
Divulgação / Governo RS
rs_alagamentos3
Imagens aéreas do município de Lajeado mostram a dimensão do estrago deixado pelo ciclone
Divulgação / Governo RS
rs_alagamentos2
Milhares de famílias foram afetadas em dezenas de municípios do Sul do país
Divulgação / Bombeiros RS
0
Pausa nas chuvas só no fim de semana
A previsão do tempo também aponta que a partir da quinta-feira (7/9), o perigo das tempestades volta a atormentar quase toda a região Sul do país, principalmente por causa de uma “acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai e sobre o Rio Grande do Sul. Novamente vamos observar uma intensa corrente de ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil, que será direcionada fortemente para a região entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o norte da Argentina”, diz o site.
Há risco de temporal forte, ventania e granizo no sul gaúcho, e de chuva forte no restante da região. Somente no fim de semana, as precipitações prometem dar uma trégua. Existe até a expectativa de sol no domingo (10/9).