A linha 2024 do mais popular sedã brasileiro chegou às lojas. Quase nada mudou no design, mas o modelo ganhou uma nova tela (cluster) digital multifuncional de 12,3 polegadas já a partir da versão intermediária. O multimídia também cresceu para 10,5 polegadas e ganhou novo software (para as versões mais caras).
A versão GLi recebeu o cluster com tela de 7”. E, por outro lado, equipamentos importantes – como sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro – só estão disponíveis nas superiores.
Ainda em relação à segurança, vale lembrar que a atual linha já traz, de série, equipamentos como sistema de pré-colisão frontal, de assistência de permanência de faixa, com função de alerta de mudança, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.
Mas, agora, só uma novidade: a partir da XEi, o modelo traz aprimoramentos no sistema de pré-colisão frontal, com mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas. Entre outros equipamentos, vem de série com sete airbags, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.
Preços e versões
GLI – R$ 148.990
XEi – R$ 158.590
GR-Sport – R$ 181.590
Altis Premium – R$ 182.990
Altis híbrida – R$ 187.790
Altis Premium híbrida – R$ 198.890
Design
A partir da versão XEi, o Corolla 2024 recebe nova grade frontal. As rodas de 17 polegadas também ganham novos desenhos, visando maior sofisticação e esportividade. Já a GR-Sport do sedã ganha novas rodas com pintura escurecida, além de teto solar, item amplamente solicitado pelos clientes do modelo.
As versões GR possuem alterações mecânicas que priorizam uma dirigibilidade mais esportiva. No caso do Corolla, as mudanças estão na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado padrão GR-S.
Também foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C para maior comodidade dos passageiros, desde a versão de entrada GLi.
As versões topo de linha Altis Hybrid Premium e Altis Premium flex receberam acessórios interessantes para garagens e vagas estreitas nas ruas: friso lateral inferior, com detalhes cromados, para aumentar a proteção no momento de abertura das portas. Também vem com aplique cromado no farol de neblina dianteiro, soleira iluminada e kit de segurança das rodas de liga leve.
Economia
A Toyota divulgou que, como resultado direto dessas mudanças, o Corolla 2024 apresenta uma notável eficiência 8,4% maior na estrada quando movido a etanol nas versões equipadas com motor 2.0L.
Já nas configurações híbridas flex, que combinam um motor 1.8 16V ciclo Atkinson, de 101 cv de potência, com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada quando movido a etanol. Confira:
Atual 2024
Cidade(km/l)
17,9
18,5
Estrada(km/l)
15,4
15,7
Blindagem – A linha conta com blindagem certificada Toyota. Os fornecedores deste serviço passaram por testes e estão chancelados com padrão de qualidade da marca. Dessa forma, a preparação realizada por companhias certificadas não afeta a garantia de fábrica de 5 anos do modelo. A garantia da blindagem é de cinco anos para a carroceria e até dez anos para os vidros, a depender da preferência de cada cliente.
Corolla na Kinto – A Toyota também oferece o novo Corolla para aluguel, por meio da Kinto, com aluguel por horas, dias, semanas e até um mês. As diárias do modelo partem de R$ 329.
Exportação – O Corolla é produzido na planta da Toyota em Indaiatuba (SP), unidade que exporta veículos para oito países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Entre 2005 e julho de 2023 já foram exportadas 293 mil unidades para esses países.