São Paulo – Em meio ao calorão e tempo muito seco, a capital paulista pode registrar temperatura de até 37ºC neste fim de semana.
A temperatura máxima está prevista para a tarde deste domingo (12/11), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à Prefeitura de São Paulo. Neste sábado (11/11), em que a cidade já enfrenta onda de calor extremo, os termômetros oscilam entre 32ºC e 34ºC.
Não há previsão de chuva durante o fim de semana, e as autoridades alertam para os riscos que o calorão pode representar para a saúde. Segundo o CGE, a umidade relativa do ar se aproxima dos 35% e está em declínio, podendo chegar a 30%.
Nessas condições, o CGE recomenda beber água à vontade, evitar as atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 17h, proteger-se do Sol e usar umidificadores de ar, como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores.
calor4
Paulistanos enfrentam semana de calor extremo; na foto, termômetro marca 34 graus na Avenida Paulista
William Cardoso/Metrópoles
calor-sp
Pedestres caminham sob o sol na Avenida Paulista
Rovena Rosa/Agência Brasil
calor5
Paulistanos enfrentam semana de calor extremo; na foto, o artista de rua Roberto Peixoto, 66 anos
William Cardoso/Metrópoles
calor3
Maria Luiza Aparecida Matos da Silva, 54 anos, e a filha, Natalia Matos, 35, caminham e tomam sorvete na Avenida Paulista em dia de sol forte
William Cardoso/Metrópoles
calor2
Paulistanos enfrentam semana de calor extremo; na foto, o consultor Ivan Gama, 72 anos, próximo a um termômetro que marca 34 graus
William Cardoso/Metrópoles
calor1
Paulistanos enfrentam semana de calor extremo; na foto, o entregador Dyone Sousa Cerqueira, 27 anos, na Avenida Paulista
William Cardoso/Metrópoles
0
Bloqueio atmosférico
O calorão é provocado por uma massa de ar quente e seco que cobre a região Sudeste. A sensação é de tempo abafado neste sábado.
A previsão é de que o cenário se repita nos próximos dias. “O domingo será ensolarado”, informa o CGE. “À tarde, a quantidade de nuvens aumenta, mas não há expectativa de chuva.”
De acordo com o órgão, os termômetros devem marcar a mínima de 22°C, ao amanhecer, e a máxima de 37°C à tarde. Já os menores índices de umidade se aproximam dos 20%.