fbpx
Home / Notícias / Caio Junqueira: Circunstâncias impõem a Lula meta de déficit zero

Caio Junqueira: Circunstâncias impõem a Lula meta de déficit zero

A ideia de Lula de não perseguir a meta de déficit zero durou pouco, apenas três semanas. Nesse período, as circunstâncias se impuseram ao presidente.

Ele e seu partido nunca foram a favor de contas públicas ajustadas, sempre compreendendo que, como já disse Dilma Rousseff, “gasto é vida”. Isso não mudou, mas as condições para que um governo dite por si só os rumos do país se alteraram.

Leia Mais

Congresso acende sinal de alerta com contingenciamentos após Planalto manter meta de déficit zero

Governo avalia formas de ampliar receita e manter déficit zero em 2024

Governo mantém meta de déficit zero em 2024, diz relator da LDO

No Brasil de hoje, um governo é praticamente obrigado a compartilhar poder com o Congresso, que deu todas as indicações, a partir de Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, de que a meta de déficit zero deveria ser, pelo menos agora, perseguida.

Não perseguir a meta também abriria um front com o setor privado, do qual o governo depende para concretizar o seu principal programa de investimentos, o PAC. Cerca de 70% do PAC é financiado por dinheiro privado, e o dinheiro privado valoriza previsibilidade, estabilidade e segurança.

Além disso, é necessário ter um Ministro da Fazenda forte, respaldado pelo presidente da República.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caio Junqueira: Circunstâncias impõem a Lula meta de déficit zero no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *