Tanto a tosse quanto o engasgo são mecanismos de defesa. Quando um cachorro está tossindo, ele provavelmente está tentando se livrar de algum invasor das vias aéreas: poeira, pólen, água, fumaça ou micro-organismos inalados, que podem estar no ar atmosférico ou em objetos contaminados.
O engasgo quase sempre acontece quando um alimento qualquer “desce errado”: em vez de seguir pela faringe e esôfago até o estômago, ele atravessa a epiglote e chega à laringe e à traqueia, causando uma reação. Ele também pode ocorrer quando um objeto qualquer fica preso na garganta, obstruindo a passagem do ar para os pulmões.
A seguir, confira as situações mais frequentes em que é possível observar um cachorro tossindo e engasgando. Saiba quando é uma situação corriqueira, quando é necessário tomar uma providência doméstica ou correr para o consultório do veterinário.
As causas mais frequentes
A tosse é um reflexo determinado por algum tipo de irritação na garganta, uma forma de se livrar do desconforto nas vias aéreas respiratórias. No entanto, as tossidas ressecam e irritam as mucosas da laringe, condição que provoca ainda mais tosse.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.