O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou ao âncora da CNN Gustavo Uribe que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nunca defendeu golpe de Estado.
O tenente-coronel Mauro Cid disse à Polícia Federal que Bolsonaro se reuniu com a cúpula do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para discutir detalhes de um plano de golpe para não deixar o poder.
O encontro teria ocorrido quando Bolsonaro ainda estava na presidência, após as eleições do ano passado.
Leia Mais
PF avalia novo depoimento de Bolsonaro sobre reunião com Forças Armadas
Múcio vai pedir acesso às informações de delação de Cid sobre plano de golpe com militares
Oposição resiste em atacar Cid e grupo de WhatsApp silencia
A informação confirmada pela CNN foi revelada primeiramente por O Globo e UOL nesta quinta-feira (21).
Segundo fontes com acesso à investigação, Cid detalhou duas situações. Em uma delas, cita que Bolsonaro recebeu em mãos uma minuta golpista. Em outro momento, o ex-ajudante de ordens detalha a reunião com a cúpula militar.
No encontro, as Forças Armadas teriam sido consultadas sobre a possibilidade de uma intervenção militar.
A resposta da cúpula da Marinha, ainda segundo Mauro Cid, teria sido que as tropas estavam prontas para agir, apenas aguardando uma ordem dele. Já o comando do Exército não teria aceitado o plano.
Esse depoimento sobre plano golpista e minuta do golpe é um dos pontos analisados na delação premiada fechada por Mauro Cid com a Polícia Federal.
O tema é tratado com cautela e sigilo. Para os fatos serem validados e as pessoas citadas pelo tenente-coronel serem eventualmente responsabilizadas, é preciso que haja provas que corroborem as informações repassadas pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
Em nota, o advogado de Cid, Cezar Bitencourt, disse que não confirma o conteúdo da delação por se tratar de assunto sigiloso.
Procurada, a defesa de Bolsonaro ainda não respondeu à reportagem
A CNN também entrou em contato com Exército, Marinha e Aeronáutica. Mas ainda não teve retorno.
(Publicado por Lucas Schroeder, da CNN, em São Paulo)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro nunca defendeu golpe de Estado, diz presidente do PL à CNN no site CNN Brasil.