fbpx
Home / Notícias / Bolsonaristas dizem que golpe não foi consumado e falam em “consulta” de Bolsonaro a militares

Bolsonaristas dizem que golpe não foi consumado e falam em “consulta” de Bolsonaro a militares

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) dizem que o fato de o golpe de estado não ter se consumado exime o ex-presidente de acusações. O argumento vem sendo usado nos bastidores diante do relato de Mauro Cid à Polícia Federal.

Em sua delação, conforme apurou a CNN, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro afirmou que os comandantes das Forças chegaram a ser consultados sobre um plano golpista pelo então presidente.

Deputados bolsonaristas minimizam o que veio à tona até o momento. Dizem que, se Bolsonaro tratou com chefes das Forças sobre medidas após a eleição e elas não foram tomadas, não há gravidade no relato.

Leia Mais

Forças Armadas não aceitaram proposta de golpe e instituições não embarcaram, diz Múcio à CNN

Cid diz em delação que Bolsonaro discutiu plano de golpe com cúpula do Exército, Aeronáutica e Marinha

PF investiga se “minuta do golpe” chegou ao Planalto e foi discutida por Bolsonaro

Falam ainda que Bolsonaro pode ter discutido, por exemplo, a aplicação do artigo 142 da Constituição, que versa sobre o papel das Forças Armadas.

Em diversos momentos, o bolsonarismo levantou a tese de que esse artigo poderia ser invocado para justificar alguma medida caso a esquerda ganhasse as eleições – sempre sob o falso argumento de que as eleições seriam fraudadas.

Ou seja, para bolsonaristas, a reunião descrita por Cid seria uma “consulta” aos chefes militares sobre a aplicação de um artigo da Constituição, diz um integrante do PL.

Os bolsonaristas também se apressaram para resgatar declaração dada pelo general Villas Boas, ex-comandante do Exército, em 2017, sobre políticos de esquerda, às vésperas do impeachment de Dilma, terem buscado o Exército para discutir adoção de “estado de defesa”. Segundo eles, como não houve crime naquela ocasião, agora tampouco haveria.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaristas dizem que golpe não foi consumado e falam em “consulta” de Bolsonaro a militares no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *