fbpx
Home / Notícias / “Banho de sangue”: deputado aciona PGR após fala sobre Marco Temporal

“Banho de sangue”: deputado aciona PGR após fala sobre Marco Temporal

Líder da Rede na Câmara, o deputado Túlio Gadêlha, acionou a Procuradoria-Geral da República após a Carol de Toni (PL-SC) citar um “banho de sangue” caso o Marco Temporal das Terras Indígenas, aprovado pelo Senado, não seja implementado.

A declaração foi dada durante coletiva da Frente Parlamentar Agropecuária. Na ocasião, disse a deputada:

“A decisão do Marco Temporal, que vem relativizar a propriedade privada e gerar uma imensa insegurança jurídica, vai trazer um banho de sangue no campo brasileiro. Temos milhares e milhares de famílias de pequenos agricultores que serão expropriadas de suas terras sem direito à indenização. E eles não querem indenização, eles querem ficar na terra”, afirmou a deputada.

Túlio Gadelha solicita à PGR que Carol de Toni seja investigada pelos crimes de ameaça e incitação ao crime.

“O Marco Temporal é uma grande violência contra indígenas retratada explicitamente nas falas da deputada. Ela ataca nossos povos e nossas leis ao ameaçar um ‘banho de sangue’”, disse Gadelha.

A tese do Marco Temporal foi derrubada pelo STF durante um julgamento no último dia 21. A tese foi uma estratégia jurídica de ruralistas para proibir a demarcação de áreas que não estivessem ocupadas por indígenas até 1988.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *