A onda de calor que começou a atingir o Brasil no fim de semana vai tomar conta dos últimos dias do inverno de 2023. E todas as regiões do país, em maior ou menor intensidade, vão sofrer com as altas temperaturas.
Mas até quando os termômetros apontarão para números tão altos?
“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera, e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, aponta o site Climatempo.
Calor segundo Inmet
Calor no Brasil entre os dias 18 e 23 de setembro de 2023
Reprodução/Inmet
calor-sp
Pedestres caminham sob o sol na Avenida Paulista
Rovena Rosa/Agência Brasil
periodo de seca e calor em Brasília 5
As principais recomendações da Defesa Civil para o período são para que a população evite a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h
Igo Estrela/Metrópoles
Foto-calor-temperatura-inmet-Brasília
O Inmet recomenda que a população do DF beba bastante líquido e evite desgaste físico nas horas mais secas
Hugo Barreto/Metrópoles
calor
Dia de sol em São Paulo; frequentadores no Parque Augusta aproveitam o sol em gramado
Rovena Rosa/Agência Brasil
0
A onda de calor começou no último dia 17. Com certeza, vai se prolongar por toda a primeira semana da primavera, que oficialmente tem início no sábado (23/9). No interior do Brasil, parte do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste, essas alturas temperaturas vão até o fim do mês.
Os locais com maior probabilidade de calor são os estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal, o noroeste de Minas Gerais, Tocantins, sul e leste do Pará, o interior do Maranhão, do Piauí e da Bahia.
Onda de calor em 2020
É bom lembrar que a última vez que o Brasil sofreu com uma onda de calor assim foi em 2020, resultado dos sistemas de alta pressão atmosférica estacionados sobre uma região. Essa alta pressão atmosférica não deixa que haja circulação das massas de ar. A frente fria que se encontra no Sul do país, por exemplo, não conseguem se deslocar para o centro. Então, acabam escapando para o oceano.
Em 2020 foi registrada a maior temperatura no Brasil: 44,8°C em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro de 2020. Em um capital, o pico aconteceu em Cuiabá, com 44°C, em 30/9/2020.