fbpx
Home / Notícias / Ata do Fed destaca incertezas e necessidade de manter juros altos

Ata do Fed destaca incertezas e necessidade de manter juros altos

A ata da reunião de setembro do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), divulgada nesta quarta-feira (11/10), não traz sinais de uma possível redução dos juros nos Estados Unidos.

O texto, ao contrário, destaca a existência de um “elevado grau de incerteza” em torno das perspectivas econômicas do país e a importância de que a política monetária se mantenha restritiva para que a inflação volte à meta, fixada em 2%. 

A ata do Fed serve como um indicador sobre as tendências dos juros nos EUA, que têm forte impacto no mercado global. Hoje, a taxa está delimitada ao intervalo entre 5,25% e 5,5%, o maior patamar em mais de duas décadas.

Sobre a inflação no mercado americano, diz a ata, “a maioria dos participantes da reunião apontou para riscos ascendentes, como consequência do aumento dos preços de energia, que poderiam anular parte da recente desinflação”.

Os integrantes do Fomc também afirmaram que somente os dados sobre a economia nos próximos meses devem ajudar a “esclarecer até que ponto o processo de desinflação vai continuar e se o mercado de trabalho alcançará um melhor equilíbrio entre a oferta e a demanda”.

A última reunião do Fomc ocorreu entre 19 e 20 de setembro. O próximo encontro acontecerá entre 31 de outubro e 1º de novembro. O monitor de juros do CME Group aponta que 91,4% do mercado acredita que a taxa será mantida no nível atual, na penúltima reunião do órgão do Fed, em 2023.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *