fbpx
Home / Notícias / Após maioria no STF, Mendonça suspende julgamento de casos do 8/1

Após maioria no STF, Mendonça suspende julgamento de casos do 8/1

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque de duas das cinco ações penais de réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro que eram analisadas em Plenário Virtual. Agora, as ações contra João Lucas Vale Giffoni, 26 anos, e Davis Baek, 41, serão julgadas em plenário presencial. O ministro ainda fez pedido de vista (mais tempo para analisar) nos casos das rés Nilma Lacerda e Jupira Silvana.

O pedido de destaque leva o julgamento ao plenário físico, onde os ministros terão de votar novamente. Somente o voto da ministra aposentada Rosa Weber continua a valer. No caso de pedido de vista, Mendonça tem 90 dias para devolver as ações penais a julgamento.

Todos os réus são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin já tinham votado pela condenação dos quatro, que dava maioria pelas condenações.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *