Filhos de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, e estão em processo de repatriamento, correram pela praia de Al Arish, no Egito, pela primeira vez após mais de um mês, desde o início do conflito que se estende no Oriente Médio — o grupo cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11), horário de Brasília.
Veja o momento:
Crianças resgatadas em Gaza em segurança, na praia de Al-Arish, no Egito. As imagens foram registradas na parada do grupo para o almoço.
O grupo deve chegar ao Cairo no final da tarde deste domingo (12), horário de Brasília. pic.twitter.com/qhfdRhE3iC
— Presidência da República do Brasil (@presidencia_BR) November 12, 2023
Nas imagens, é possível observar um grupo de crianças correr para o mar em uma praia da cidade de Al Arish, no Egito, enquanto o o brasileiro Hasan Rabee, que integra o grupo de 32 pessoas que serão repatriadas, narra a situação que enfrentaram até lá.
“Meu Deus. Eles estavam presos. Chegamos aqui, para almoçar. Depois de 35 dias, estavam presas as crianças brasileiras”, afirmou o brasileiro Hasan Rabee.
A situação foi repercutida pela página da Presidência da República no X, antigo Twitter. Na publicação, há a previsão de que o grupo de 32 brasileiros chegue ao Cairo, a capital egípcia, ainda neste domingo (12/11).
Contudo, o vídeo foi inicialmente veiculado por Rabee em suas redes sociais. “As crianças brasileiras hoje. Alegria deles na parada para almoçar na praia do AlArish, no Egito”, escreveu o brasileiro na publicação.
A previsão é de que o grupo chegue à Base Aérea de Brasília por volta das 23h30 desta segunda-feira (13/11), horário da capital federal. Esse é o 10º voo que o VC-2 (Embraer 190) cedido pela Presidência da República faz da região onde ocorre o conflito no Oriente Médio para o Brasil.
Imagem colorida de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza, rumo ao Egito, para serem repatriados
Grupo cruzou fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11) — horário de Brasília
Itamaraty
Imagem colorida de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza e serão repatriados
No total, são 22 brasileiros; 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM); e 3 palestinos parentes próximos de brasileiros
Itamaraty
Imagem colorida de crianças que deixaram Gaza, rumo ao Egito, para serem repatriadas
Os 32 passaram pela imigração e seguem para a aeronave que está na capital do Egito, para resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza
Itamaraty
Hasan Rabee chega ao portão de Rafah com outros brasileiros para sair de Gaza
Hasan Rabee registrou momento em que grupo chegou ao portão de Rafah
Instagram/Reprodução
Hasan Rabee chega ao portão de Rafah com outros brasileiros para sair de Gaza
Hasan Rabee na fronteira de Gaza com o Egito
Instagram/Reprodução
frame-brasileira-mostra-situação-em-gaza
Shahed Al-Banna também registrou o momento: “Estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora”
Reprodução
brasileiros-fronteira-egito-gaza
Previsão de chegada a Brasília é às 23h30 desta segunda-feira (13/11) — horário local
Arquivo pessoal
0
Saiba mais sobre os repatriados:
22 brasileiros;
7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM);
3 palestinos parentes próximos de brasileiros;
No total, há 17 crianças; 9 mulheres; e 6 homens.
Repatriação dos brasileiros na Faixa de Gaza
O grupo de brasileiros que aguardava permissão de autoridades do Egito, de Israel e da Palestina para sair da região em conflito cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11).
Os 32 passaram pela imigração e seguem para a aeronave que está na capital do Egito, para resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza.
A previsão de decolagem é às 11h50 do horário local, nesta segunda-feira (13/11). Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife (Barf), no Brasil.
O grupo era composto por 34 pessoas, mas duas delas desistiram de retornar ao Brasil e optaram por continuar na Faixa de Gaza.