Goiânia – De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão que atingiu diversas cidades brasileiras na manhã desta terça-feira (15/8) foi provocado por uma ocorrência no sistema que causou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões.
De acordo com o órgão, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse a ONS em nota, atualizada às 11h50.
Conforme a nota, a energia nas regiões Sul e Sudeste já foi restabelecida. “Até 11h40, já foram recompostos 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.
Segundo a ONS, “o Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”.
Subestação Xingu
Ainda de acordo com o ONS, informações preliminares dão conta de que o apagão teria começado na Subestação Xingu, que fica na cidade de Anapu (PA), a menos de 20 km da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA).
A subestação recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia e distribui a eletricidade para o restante do Brasil. De lá, por exemplo, sai uma extensa linha de transmissão que leva energia para o Rio de Janeiro.
A ocorrência, não necessariamente se trata de uma falta de energia, mas uma falha operacional que faz a subestação parar de funcionar.
Leia a íntegra da nota da ONS:
“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 11h40, já foram recompostos 13.500 MW de carga, 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.