Cuba solicitou ao Brasil mais prazo para saldar as dívidas contraídas para a construção do porto de Mariel. Segundo apurou a CNN, o regime cubano alegou que enfrenta um momento econômico complicado.
O Ministério da Fazenda montou um grupo de trabalho para calcular o valor total das dívidas, que gira em torno de US$ 500 milhões. O empréstimo inicial foi selado no início dos anos 2000 e tinha prazo de 25 anos. A empreiteira responsável pela obra foi a Odebrecht.
O caso cubano é mais complicado que o da Venezuela, por exemplo, porque os venezuelanos dispõem de petróleo e da venda de energia para Roraima. Cuba e Venezuela deram calote no BNDES, que foi ressarcido pelo Tesouro Nacional.
Existe uma boa vontade do governo Lula de renegociar a dívida, depois que ex-presidente Jair Bolsonaro rompeu relações com a ilha.Técnicos da equipe econômica ponderam, no entanto, que, mesmo o aumento do prazo, teria que ser aprovado pelo Senado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Antes de receber Lula, Cuba pede mais prazo para pagar dívida do Porto de Mariel no site CNN Brasil.