fbpx
Home / Política do DF / Simulado faz treinamento para atuação em acidentes com produtos perigosos

Simulado faz treinamento para atuação em acidentes com produtos perigosos

Simulado faz treinamento para atuação em acidentes com produtos perigosos

Simulando um acidente com o vazamento de gás cloro, a Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), exercícios com o objetivo de aprimorar a preparação e resposta a eventos com produtos perigosos. O treinamento foi organizado pelo Instituto Brasília Ambiental e desenvolvido pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF) em conjunto com a empresa Ambipar, especializada nesse tipo de situação.

“Trata-se de um evento muito importante, pois as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas rotinas no enfrentamento de incidentes dessa natureza”

Ana Carolina Almeida Oliveira, secretária executiva do CD-P2R2

Na ocasião, equipe com 50 pessoas desenvolveu, na sede do Gpram, um acidente fictício com vazamento de gás cloro com oito vítimas. O treinamento proporcionou a verificação e prevenção das ações necessárias no caso de uma ocorrência como essa, como a realização do socorro a possíveis vítimas, a logística da operação e o pós-vazamento.

Durante o evento, o capitão do Gpram, Túlio Colombaroli, explicou que, em eventos como esse, o grupamento inicia a ação de socorro e controle do local e, quando a ocorrência dura mais tempo que o esperado e percebe-se a necessidade de recursos adicionais, o P2R2 é acionado. “Cada órgão tem uma competência que pode nos ajudar em casos de acidentes com produtos perigosos, como o órgão ambiental, verificando a poluição no local, se há necessidade de intervenção e se o meio ambiente foi afetado”, contou o capitão.

Equipe com 50 pessoas desenvolveu, na sede do Gpram, um acidente fictício com vazamento de gás cloro | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Segundo a representante do Brasília Ambiental e secretária executiva do CD-P2R2, Ana Carolina Almeida Oliveira, o simulado serve para o aprimoramento das estratégias e procedimentos utilizados, com o intuito de testar a eficácia dos planos de contingência, a interoperabilidade das equipes e a efetividade das medidas adotadas em casos de acidentes envolvendo produtos perigosos.

“Trata-se de um evento muito importante, pois as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas rotinas no enfrentamento de incidentes dessa natureza”, destacou Carolina Oliveira.

O CD-P2R2 é integrado por vários órgãos do poder público e tem como finalidade tornar mais eficaz e efetivo o breve retorno às ocorrências com produtos químicos no Distrito Federal. Participaram ainda do treinamento as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP), Defesa Civil, secretarias de Saúde (SES) e da Agricultura, Abastacecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Ministério Público, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

*Com informações do Brasília Ambiental

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *