Trabalhar com a internet é cada vez mais uma possibilidade profissional desejada por muitas pessoas e, entre todas as opções disponíveis atualmente, você já sabe como se tornar um especialista em Marketing Digital?
Hoje, vamos lhe mostrar um guia passo a passo para trabalhar nessa área. Continue lendo para descobrir tudo. Se o seu objetivo de carreira é trabalhar com a parte do Marketing que se dedica ao mundo virtual, saiba que as oportunidades de aprender cada vez mais sobre esse universo são inúmeras.
Para isso, o primeiro passo é entender um pouco mais sobre os fundamentos essenciais e os principais termos da área, pois esse conhecimento é fundamental para se tornar um especialista.
Como se tornar um especialista em Marketing Digital em 8 passos
Para ajudá-lo, montamos um tutorial básico que funcionará como um guia rápido para lhe mostrar os caminhos dessa nova área, que já está rendendo ótimos resultados para profissionais qualificados e especializados. Confira tudo na lista abaixo.
1 – Entenda claramente o que significa Marketing Digital
Antes de mais nada, que tal finalmente entender o que significa essa expressão? O Marketing Digital nada mais é do que a aplicação do Marketing no universo digital, ou seja, a atividade de Marketing considerando todas as características e peculiaridades do espaço virtual.
Isso significa que a grande mudança entre a área tradicional e a digital é o local onde ela é aplicada, e tudo fica mais fácil de entender quando definimos o próprio Marketing. Ele é a área responsável por entender as necessidades de um determinado público e trabalhar para atender a esses desejos.
2 – Aprenda tudo sobre SEO
Grande parte da atuação do Marketing Digital é feita por meio das famosas técnicas de SEO, acrônimo para Search Engine Optimization ou “Otimização para Ferramentas de Busca”. Tais técnicas e melhores práticas são aplicadas na construção de conteúdo para a internet e visam destacar o material final nas ferramentas de busca, como o Google, para conseguir atingir o público-alvo de determinada empresa ou campanha. Por isso, entender tudo sobre SEO é essencial em uma carreira de Marketing Digital, pois ele estará presente em grande parte dos projetos em que você trabalhará no futuro.
3 – Estude as plataformas Google Ads e Google Analytics
O dia a dia desses profissionais costuma ser permeado por duas ferramentas bastante conhecidas, o Google Ads e o Google Analytics. Enquanto a primeira se concentra em anúncios para o buscador, entre outras funcionalidades que impactam o trabalho de SEO, como a definição de palavras-chave, a segunda analisa o desempenho de campanhas e projetos nos quais você estará envolvido. Dominar tais ferramentas é fundamental para poder trabalhar plenamente e se integrar ao mundo do Marketing, pois elas facilitarão sua rotina e terão efeitos reais para seus liderados ou clientes.
4 – Aprenda “o que os números querem lhe dizer”
Entretanto, saber tudo sobre as duas plataformas não será suficiente. Elas lidam com números e, portanto, é necessário aprender a “ler nas entrelinhas” da matemática para entender exatamente o que cada métrica significa. Isso se aplica tanto a comparações entre determinados períodos quanto ao entendimento completo de números isolados. Essa análise guiará grande parte do seu trabalho e também lhe dirá o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Portanto, não deixe a parte analítica de lado quando estiver estudando para ser um profissional ainda mais completo.
5 – Entenda as diferenças entre Outbound Marketing e Inbound Marketing
No seu dia a dia, definir estratégias de Outbound Marketing e Inbound Marketing será uma tarefa rotineira, o que significa que você precisa conhecer as principais diferenças entre as duas expressões e se aprofundar em cada uma delas.
De forma resumida, podemos dizer que o Outbound Marketing é o Marketing mais tradicional, com busca ativa de clientes de forma mais direcionada. Exemplos clássicos são os anúncios, tanto on-line quanto off-line. Por outro lado, o Inbound Marketing, também chamado de “Marketing de Atração”, é mais recente e busca atrair seu público consumidor com conteúdo de valor, atendendo às suas necessidades. Em geral, os dois conceitos coexistem e fazem parte, juntos, de projetos e campanhas de Marketing Digital.
6 – Invista na produção de conteúdo
Você percebeu que falamos em criar conteúdo de valor para atrair clientes? Isso acontece porque o desenvolvimento de conteúdo interessante, completo e útil é uma das bases do Marketing Digital. Seja com blog posts, materiais para redes sociais, e-mail marketing, páginas de lançamento ou anúncios, produzir bons conteúdos é essencial para um especialista na área. Para conseguir fazer isso, trate a produção de conteúdo como uma prioridade em sua jornada profissional, aprenda técnicas, novidades, preste atenção nas tendências e nunca deixe de estudar e acompanhar o mercado.
7 – Acompanhe as tendências do mercado
Tudo o que envolve internet e tecnologia está sujeito a ter que lidar com mudanças todos os dias, e isso não poderia ser mais real no Marketing Digital. A cada nova ferramenta em uma rede social, mudança nos algoritmos do Google e alteração no comportamento dos usuários, a área precisa se adaptar e criar novas soluções.
Isso ocorre o tempo todo e resulta em uma série de tendências de mercado, que vão impactar diretamente a sua atuação profissional e definir se você é um profissional atualizado e capacitado para atender as demandas do setor.
Sendo assim, esteja sempre alerta, acompanhe os principais nomes do mercado e não deixe de apostar na educação continuada para não ficar para trás.
8 – Invista em uma especialização
Depois de ler a nossa lista, você deve estar se questionando: “como posso adquirir todo esse conhecimento?” Uma excelente maneira de ter acesso a tudo o que você precisa é investindo em uma pós-graduação em Marketing Digital.
Com ela, você poderá aprender tudo sobre como se tornar um especialista em Marketing Digital, tendo acesso a materiais atualizados e robustos para que a sua formação atenda as necessidades do mercado de trabalho. Além disso, a pós pode ser realizada a distância, garantindo toda a flexibilidade e adaptabilidade que você precisa para se qualificar sem comprometer outras esferas da sua rotina.