fbpx
Home / Política do DF / Estudante da rede pública do DF disputará mundial de ginástica artística

Estudante da rede pública do DF disputará mundial de ginástica artística

Estudante da rede pública do DF disputará mundial de ginástica artística

Único estudante-atleta do Distrito Federal convocado para o mundial escolar ISF U15 Gymnasiade 2025, na modalidade ginástica artística, Jose Luis Pereira, de 14 anos, se prepara para a competição em Zlatibor, na Sérvia. O evento, considerado uma das principais competições escolares no cenário internacional, ocorrerá de 4 a 14 de abril, reunindo atletas sub-15 de todo o mundo.

Estudante do CEF 102 Norte, Jose Luis Pereira é uma grande promessa na ginástica artística do Distrito Federal | Fotos: Matheus Firmino/SEEDF

O Gymnasiade é um grande revelador de talentos olímpicos, com a participação de atletas como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Brandonn Almeida. Uma das grandes promessas desta edição é Jose Luis Pereira, morador de Itapoã. Ele estuda no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte e se empolga ao falar do mundial, já que será sua primeira viagem internacional.

“Eu treino desde 2018 e estou muito feliz e entusiasmado com essa oportunidade. Meu processo como atleta foi muito difícil; meus esforços eram inferiores aos dos outros atletas, mas, com o tempo, fui me dedicando cada vez mais e consegui alcançar esses bons resultados”, lembra o estudante.

A rotina do atleta concilia estudo e treino. Ele sai de casa cedo, vai para a escola e já leva a roupa para treinar, seis vezes por semana, no Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste. Além do Gymnasiade, ele também disputará as seletivas do Pan-Americano e do Mundial Juvenil em 2025. Para manter-se preparado, ele destaca o segredo: “Uma boa alimentação e disciplina são fundamentais”.

Trajetória de sucesso

Jose Luis não está sozinho em sua trajetória. O técnico e professor Jefferson Leite o acompanha desde 2019. “É uma grande oportunidade treinar um atleta como Jose, um garoto extremamente dedicado, concentrado nos treinos, sonhador e que nunca perde o foco. Orientar um ginasta com habilidades excepcionais e um comportamento maduro, raro para a idade, é algo muito especial para mim”, comenta.

Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), o Gymnasiade 2025 contará com 25 modalidades esportivas, incluindo quatro paraesportes. O evento reunirá estudantes-atletas de todo o mundo em uma fusão de cultura, tradições e talentos. Além da ginástica, haverá competições de atletismo, badminton, boxe, xadrez, esgrima, judô, karatê, natação, tênis de mesa, taekwondo e tênis, entre outras.

O jovem se prepara para a competição mundial com seu professor e técnico, Jefferson Leite: “É uma grande oportunidade treinar um atleta como Jose, um garoto extremamente dedicado”

Inspiração

A gerente de Desportos (Gdesp) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Iara Neves, enfatiza a importância de ter um estudante da rede pública em uma competição internacional. “É com grande satisfação e orgulho que celebramos a participação de Jose Luis em um evento de destaque no cenário esportivo internacional. Sua dedicação, esforço e disciplina são inspiradores e refletem não apenas seu talento, mas também os princípios que buscamos cultivar por meio do esporte”, afirma.

A servidora ressalta ainda o papel do esporte no desenvolvimento pedagógico, promovendo disciplina, resiliência, trabalho em equipe e superação: “Acreditamos que experiências como essa ampliam horizontes, fortalecem o caráter e contribuem para uma trajetória pautada pelo compromisso e pela ética. Estamos certos de que Jose Luis representará com brilho e dedicação não apenas nossa instituição, mas também os ideais que fundamentam a educação e o esporte”.

*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *