fbpx
Home / Política do DF / Encontro dos Angoleiros do Sertão celebra cultura capoeirista com programação no Lago Oeste

Encontro dos Angoleiros do Sertão celebra cultura capoeirista com programação no Lago Oeste

Encontro dos Angoleiros do Sertão celebra cultura capoeirista com programação no Lago Oeste

O Distrito Federal sedia, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, o 4º Encontro dos Angoleiros do Sertão. A etapa brasiliense ocorre no Núcleo Rural Lago Oeste, área de Sobradinho conhecida pela beleza natural e pelo potencial turístico. Gratuita, a programação conta com oficinas, bate-papos e rodas de capoeira e de samba. A iniciativa é fomentada pelo GDF, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

O evento é voltado a praticantes de capoeira, turistas e pessoas interessadas na cultura afro-brasileira. “O encontro celebra as atividades ligadas à capoeira que são feitas no Brasil e em outros países por meio do grupo dos Angoleiros do Sertão. Teremos capoeiristas de outros estados e também de outros países que estarão aqui para ministrar palestras, oficinas e rodas de capoeira”, explica o contramestre Minhoca, como é conhecido o organizador da etapa do DF e representante do grupo dos Angoleiros do Sertão.

O encontro reunirá capoeristas de todo o Brasil e do exterior no Lago Oeste | Foto: Divulgação/Ricardo Franco

A programação começa na quinta-feira (30), às 12h, com a recepção dos convidados com um show musical no Espaço Nave. A partir das 17h, terão início a roda de capoeira e um bate-papo sobre o tema na sede do encontro, na Chácara Espaço do Cerrado, R.16, onde os participantes poderão ficar acampados. Na sexta-feira (31), as atividades começam às 9h e seguem até as 18h, com oficinas e rodas de capoeira de Angola.

No sábado (1º)/2, o evento segue para a Feira Asproeste para a exibição de uma roda de capoeira de Angola e samba rural das 9h às 12h. No período da tarde, das 17h às 21h, as rodas e oficinas retornam à chácara. No domingo (2), voltam a ocorrer oficinas e rodas a partir das 9h, com encerramento do encontro às 13h.

Incentivo ao turismo

A parte musical também será contemplada no evento

A escolha pelo Lago Oeste como cenário do encontro teve como objetivo apresentar um outro lado do Distrito Federal, muitas vezes lembrado pelo turismo cívico. Segundo o organizador, o encontro pretende divulgar a região do Lago Oeste, ao descentralizar a programação. “É um evento rico e diversos com pessoas de várias partes do mundo, então é uma forma de mais gente conhecer Brasília para além do poder. O Lago Oeste é uma região turística com várias cachoeiras e produções”, comenta o contramestre Minhoca.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, reforça o papel turístico do evento: “A cultura é uma ferramenta importante para o turismo. Esse encontro destaca não apenas a riqueza cultural da capoeira de Angola, mas também o potencial turístico e ecológico do Núcleo Rural Lago Oeste. É uma oportunidade única para fortalecer nossos laços culturais e promover o Distrito Federal como um destino de experiências autênticas e significativas”.

O Lago Oeste integra o projeto Coleção Rotas Brasília lançado pela Setur.

4º Encontro dos Angoleiros do Sertão – Etapa DF

Quinta (30)

Espaço Nave
12h: Recepção dos convidados
12h30: Atração musical

Chácara Espaço do Cerrado
17h: Roda de capoeira
18h30: Bate-papo

Sexta (31)

Chácara Espaço do Cerrado
9h: Oficina de capoeira de Angola
10h: Oficina de capoeira de Angola
11h: Roda de capoeira de Angola
15h: Oficina de capoeira de Angola
16h: Oficina de samba rural
18h: Bate-papo

Sábado (1º/2)

Feira Asproeste
9h às 12h: Roda de capoeira de Angola e samba rural

Chácara Espaço do Cerrado
17h: Oficina de capoeira de Angola
18h: Roda de capoeira de Angola
21h: Samba rural

Domingo (2/2)

Chácara Espaço do Cerrado
9h: Oficina de capoeira de Angola
10h: Roda de capoeira de Angola
11h: Samba rural
13h: Encerramento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *