fbpx
Home / Política do DF / Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

Curso promove ambiente de trabalho saudável entre servidores da segurança pública

Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à promoção do ambiente de trabalho saudável, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciou o curso Gestão dos Riscos Psicossociais e Qualidade de Vida no Trabalho. A capacitação começou nessa segunda (1º) e segue até sexta-feira (5), na Escola de Governo (Egov). Ao todo, 60 servidores da pasta e das forças de segurança – polícias Militar e Civil do DF (PMDF e PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF) – foram indicados para a formação, com carga horária de 15h/aula.

Objetivo do curso é incentivar os servidores a avaliarem o ambiente de trabalho em que estão inseridos, buscando a construção de um espaço mais saudável | Foto: Divulgação/SSP-DF

A ação integra o Eixo 5 – Servidor Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral. Os alunos serão multiplicadores da metodologia em suas instituições.

“O objetivo é apresentar ferramentas aos servidores para que identifiquem o ambiente de trabalho em que estão inseridos, buscando a construção de espaço saudável e colaborativo”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “A saúde mental e física de nossos servidores é uma pauta prioritária para os gestores da segurança pública e, também, pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que tem investido bastante em programas e projetos nesta área.”

A SSP-DF, assim como as forças de segurança, por meio de um trabalho conjunto, tem implementado medidas que previnam o estresse, a violência e o assédio dentro das organizações, oferecendo ao servidor a possibilidade de conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Para a coordenadora de Valorização Profissional da SSP-DF, Vanessa Signale, o curso consiste na interação entre trabalho, meio ambiente, condições e satisfação profissional. “Apresenta também o sofrimento patogênico no trabalho, o protocolo de avaliação dos riscos psicossociais, o modelo teórico de investigação e a escala dos danos relacionados ao trabalho”, completa

Especialista

O curso está sendo ministrado pela professora Ana Magnólia Mendes, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasileiro de Clínica do Trabalho.

“Os 37 anos de trabalho e pesquisa da professora estão fazendo toda a diferença. Embora seja um curso voltado para a gestão, a abordagem faz com que você se perceba várias vezes nos exemplos dados pela docente como trabalhadora e gestora”, ressaltou a gerente de Atendimento Biopsicossocial ao Trabalhador, Solange Lustosa, uma das alunas da capacitação.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *