fbpx
Home / Política do DF / Curso de Inteligência em Segurança Pública certifica mais 32 servidores

Curso de Inteligência em Segurança Pública certifica mais 32 servidores

Curso de Inteligência em Segurança Pública certifica mais 32 servidores

Iniciada há um mês, a sexta edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública 2024 (Cisp 2024) foi concluída nesta sexta-feira (21) por servidores de órgãos locais e federais. A capacitação, realizada por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), certificou 32 alunos nesta. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Escola de Governo (Egov).

O objetivo foi promover o alinhamento e a integração entre instituições e órgãos distritais, estaduais e federais, criando e fortalecendo uma rede de segurança pública entre áreas de educação e forças policiais.

O curso busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência | Foto: Divulgação/SSP

Foram 176 horas/aula ministradas por 23 instrutores de 8 diferentes órgãos do GDF. A capacitação em inteligência exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, no fortalecimento do canal técnico por meio do estreitamento dos vínculos de confiança entre os operadores desta atividade.

O curso busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência. “Nesta edição, tivemos um diferencial: um alinhamento técnico por meio de treinamento e capacitação de servidores de diversas áreas, com uma metodologia ativa, fugindo da relação professor/aluno. A intenção é treiná-los para a construção das próprias soluções”, disse o coordenador do curso e subsecretário de Inteligência da SSP, Marcelo Portela.

O objetivo foi promover o alinhamento e a integração entre instituições e órgãos distritais, estaduais e federais, criando e fortalecendo uma rede de segurança pública entre áreas de educação e forças policiais

A professora Ana Beatriz, aluna do curso e oradora da turma, destacou o desafio de estar sempre em condição de aprendizado: “O conhecimento nos desafia constantemente a ver uma realidade totalmente nova. Se juntarmos inteligência, planejamento e preparação, teremos uma rede realmente revolucionária de soluções ativas e até prevenção de crimes. Com certeza, nossa equipe demonstra mais comprometimento e integração após esses 30 dias intensivos”.

De acordo com o chefe de gabinete da SSP-DF, Thiago Costa, o curso atende aos preceitos da Política Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal. “Usar a Inteligência é poder atuar da melhor forma possível para resolver problemas, anteceder situações. Segurança pública parte do princípio da integralidade, o que nosso secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, prioriza”, informou Thiago.

A cerimônia de encerramento e entrega de diplomas ocorreu nesta sexta-feira (21), no auditório da Escola de Governo (Egov) e contou com a participação do controlador-geral do DF, Daniel Alves, da vice-diretora executiva da Escola de Governo, Raquel Aben-Athar, do chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Antunes, e do coordenador-geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Flávio Reis.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *