fbpx
Home / Política do DF / Comitiva da Indonésia visita Brasília para referência em planejamento urbano

Comitiva da Indonésia visita Brasília para referência em planejamento urbano

Comitiva da Indonésia visita Brasília para referência em planejamento urbano

Com a mudança da capital da Indonésia de Jacarta para Nusantara, programada para vigorar em pouco mais de um ano, representantes do país asiático têm usado Brasília como modelo a ser seguido para esse processo. Um memorando de entendimento foi assinado, na manhã desta quarta-feira (17), pelos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Nusantara, Bambamg Susantono, oficializando a troca de conhecimentos e cooperação entre as duas cidades.

Comitiva da Indonésia passa a semana em Brasília e se reuniu com representantes do GDF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Uma comitiva indonésia está em Brasília desde domingo (14) e cumpriu uma extensa agenda nos últimos dias, como visita às superquadras residenciais e à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Os passeios foram acompanhados pela equipe de técnicos da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), que relataram ao grupo como uma cidade planejada e construída do zero se transformou na Brasília de hoje.

 “Aprendemos muito com a rica experiência que Brasília nos proporcionou”

Bambamg Susantono, governador de Nusantara, nova capital da Indonésia

Na manhã de segunda-feira (15), a delegação da nova capital indonésia encontrou-se com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e com o superintendente do Arquivo Público do DF (ArPDF), Adalberto Scigliano, para uma apresentação sobre o processo de mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília, a construção da cidade e o desenvolvimento urbano e planejamento do Distrito Federal após essa transferência.

Reconhecimento

“Estamos a um ano e três meses da conclusão das obras de Nusantara e empenhados em construir uma cidade onde as pessoas gostem de morar e viver, que seja uma cidade fácil”, afirmou o governador Bambamg Susantono, durante o encontro com o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, antes da assinatura do documento pelo governador Ibaneis Rocha. “Aprendemos muito com a rica experiência que Brasília nos proporcionou.”

De acordo com Paco, o reconhecimento da importância de Brasília por parte dos indonésios, tanto pela parte histórica da construção quanto pelo seu desenvolvimento, é visto com entusiasmo pelo GDF. 

“Para nós, é muito importante esse reconhecimento, principalmente porque o governo Ibaneis inaugurou uma nova era no Distrito Federal com a manutenção dos monumentos e espaços de Brasília, reformas e obras necessárias para o desenvolvimento da cidade e atenção aos menos favorecidos da capital”, ressaltou o gestor.

Visitas

Durante a passagem por Brasília, a delegação indonésia esteve acompanhada, ainda, por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo embaixador da Indonésia no Brasil, Edy Yusup.  

“Sou nascido nesta cidade e sou um entusiasta de Brasília, esta capital que foi construída com muito entusiasmo, carinho e amor e que caminha para também ser uma capital sustentável”, lembrou o deputado federal Fred Linhares, que também acompanhou a delegação. 

Entre as metas para a construção de Nusantara estão as de criar uma cidade verde, inclusiva e sustentável. “Estamos usando todas as tecnologias existentes para atingir esses objetivos e queremos uma cidade neutra na emissão de carbono até 2045”, destacou o governador Susantono.

Ainda de acordo com ele, a nova capital da Indonésia terá 25% da sua área total – que é de 2,7 mil metros quadrados – de construções e 65% destinados às florestas tropicais, além de 10% que serão espaços para a agricultura.

*Com informações da Serinter

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *