fbpx
Home / Política do DF / Circuito de Festejos Juninos 2024 termina com grande final do Candangão

Circuito de Festejos Juninos 2024 termina com grande final do Candangão

Circuito de Festejos Juninos 2024 termina com grande final do Candangão

O Circuito de Festejos Juninos chegou ao fim após uma temporada de cinco fins de semana de apresentações dos grupos Gonzagão, Candangão (FequajuDFE) e Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE). Neste último fim de semana, nos dias 26, 27 e 28 de julho, a Praça do Trabalhador, em Ceilândia, foi palco da grande final da Federação das Quadrilhas Juninas (FequajuDFE).

A quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, consagrou-se campeã do Distrito Federal pela Federação das Quadrilhas Juninas | Fotos: Divulgação/ Secec-DF

Competindo com outras nove quadrilhas na grande final, a Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, consagrou-se campeã do Distrito Federal pela FequajuDFE com o espetáculo Entre a labuta e a devoção, as mãos que constroem o meu São João. O resultado foi divulgado na madrugada desta segunda-feira (29). Em segundo e terceiro lugares ficaram as quadrilhas Sabugo de Milho, de Taguatinga, e Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás, respectivamente.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, parabenizou as quadrilhas participantes da grande final. “Agradeço a todos por esse espetáculo e por manter viva a tradição junina; em especial à quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, que encantou os presentes com uma apresentação de tirar o fôlego.”

“Esse fomento do Governo do Distrito Federal é de fundamental importância para manter viva a tradição junina”

Claudeci Martins, responsável pela quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba

Robson Vilela, o Fusca, presidente da FequajuDFE, expressou sua satisfação com o evento. “Conseguimos, nesses quatro eventos, trazer 15 belos espetáculos a milhares de pessoas. Nosso agradecimento à Secretaria de Cultura. A preparação para mais uma temporada já vai começar”.

Gilson Cezzar, coordenador da banca avaliadora, destacou o sucesso da temporada. “Tivemos lotação nas arquibancadas nos três dias. Como é uma final, tivemos uma participação do público ainda maior”.

Claudeci Martins, responsável pela quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, expressou sua gratidão pelo apoio recebido. “Esse fomento do Governo do Distrito Federal é de fundamental importância para manter viva a tradição junina. Ser campeã do DF pelo Candangão foi a consagração da magia que criamos na grande final, envolvendo o público e fazendo com que eles se sentissem parte do nosso arraiá. Muitos se identificaram profundamente com a proposta do nosso tema”.

A grande final atraiu cerca de 20 mil pessoas por dia, no último final de semana, em Ceilândia

Durante as classificatórias, o circuito da Fequaju passou pelas regiões administrativas do Cruzeiro, Planaltina e Samambaia. O evento atraiu grandes públicos, contando com a presença de aproximadamente 20 mil pessoas diariamente.

Rivalidade acirrada

A disputa entre as quadrilhas foi acirrada até o final. Até a segunda fase das classificatórias, Sabugo de Milho e Si Bobiá a Gente Pimba estavam empatadas no ranking da FequajuDFE. O desempate ocorreu na terceira etapa, quando Sabugo de Milho assumiu a liderança com o espetáculo “O amor é filme”. No entanto, na final, por uma diferença mínima, a quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba levou a melhor e conquistou o título.

Ranking final da Federação das Quadrilhas Juninas (FequajuDFE)

• Si Bobiá a Gente Pimba – 220 pontos
• Sabugo de Milho – 219,8 pontos
• Paixão Cangaço – 219,05 pontos
• Elite do Cerrado – 218,75 pontos
• Sanfona Lascada – 218,53 pontos
• Eta Lasquêra – 218,28 pontos
• Aquarela Nordestina – 218,13 pontos
• Segue o Fogo – 216,75 pontos
• Pula Fogueira – 215,63 pontos
• Triscou Queimou – 214,45 pontos

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *