fbpx
Home / Política do DF / Aberta temporada de apresentações do ciclo de palestras ‘Compartilhando Saberes’

Aberta temporada de apresentações do ciclo de palestras ‘Compartilhando Saberes’

Aberta temporada de apresentações do ciclo de palestras ‘Compartilhando Saberes’

Na manhã desta sexta-feira (21), o Instituto Brasília Ambiental deu início à programação do ano ciclo de palestras “Compartilhando Saberes”, com a apresentação do estudo de doutorado Grafites nas superquadras de Brasília: Da invisibilidade ao mapa online e rotas de visitação, do geógrafo Marcos Ferreira, analista de planejamento urbano e infraestrutura do instituto. 

Grafites do Plano Piloto são o tema de abertura do ciclo de palestras do Brasília Ambiental | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

Um olhar atento ao redor é o que Ferreira aponta como a motivação para conduzir o seu trabalho acadêmico. “Tenho essa característica de observar o meu entorno, seja o ambiente natural, seja o urbano, que são os nossos lugares de vida e de interação”, define-se. “Partindo disso, durante a pandemia, para evitar a proximidade com outras pessoas, passei a fazer caminhadas pelo interior das quadras do Plano Piloto e a observar os grafites inseridos em áreas de pouca circulação, o que me inspirou a realizar a tese.”

Marcos Ferreira (D): “Tenho essa característica de observar o meu entorno, seja o ambiente natural, seja o urbano, que são os nossos lugares de vida e de interação”

Ele avalia que essas artes não estão visíveis ao grande público, mais presente nas principais áreas de circulação das asas Sul e Norte, nas avenidas L2 e W3. Concluiu então que, com o mapeamento integrado e as fotografias desses grafites, é possível ter a visibilidade ampliada e aprimorada por meio de uma plataforma online. Para tanto, propõe  identificar, localizar em um mapa e elaborar rotas para visitação.

Mapa

“Esse trabalho técnico, que observa as particularidades da nossa diversidade, é de extrema importância”

Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental

Com base nas informações desse estudo, é possível elaborar rotas turísticas para a visitação destes pontos, a exemplo das já existentes rotas do Rock e do Cavalo, atraindo, assim, mais turistas à cidade e gerando novos empregos.

“É interessante como a percepção de cada indivíduo pode diversificar as formas de interpretar Brasília como um todo”, pontua o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. “Esse trabalho técnico, que observa as particularidades da nossa diversidade, é de extrema importância.” 

A vice-governadora Celina Leão reforça o trabalho: “O estudo apresentado pelo geógrafo Marcos Ferreira é um exemplo brilhante de como a arte urbana, em particular os grafites nas superquadras, pode transformar o espaço público e enriquecer a experiência cultural dos cidadãos de Brasília. Essa iniciativa destaca a riqueza da nossa diversidade artística e abre novas perspectivas para o turismo e o engajamento comunitário”.

 

Incentivo

Iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Brasília Ambiental, o “Compartilhando Saberes” tem o objetivo de incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

O projeto começou levando servidores afastados para participar de programa de pós-graduação stricto sensu, conforme o artigo 161 da lei complementar n° 840/2011, e logo após retornarem às. Além dos estudos acadêmicos, o ciclo de palestras dá também a oportunidade da apresentação de outros tipos de trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Brasília Ambiental.

Acesse o mapa elaborado por Marcos Ferreira.

*Com informações do Brasília Ambiental

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *