O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou uma reunião no Palácio do Planalto para cobrar o fim de divergências públicas entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, informaram à CNN fontes envolvidas no assunto.
No encontro, ocorrido na terça-feira (21), além do alinhamento de diretrizes sobre o planejamento estratégico da estatal que será divulgado nesta quinta-feira (23), o presidente, segundo relatos, passou a orientação para que não haja cobranças públicas e respostas pela imprensa dentre ambos.
Leia Mais
Insatisfação política pode atrapalhar agenda econômica, dizem líderes à CNN
Petrobras divulga plano estratégico para 2024-2028 na sexta-feira (24), diz Prates
Apesar de pressão de ministério, presidente da Petrobras nega discussão sobre preço de combustíveis em reunião
Teria lembrado ainda que a orientação é de cada um fazer o seu papel e lembrou que a decisão final sempre será dele.
Desde o início do governo há embates entre ambos, em público e nos bastidores.
O mais recente ocorreu sexta-feira, quando Silveira disse em entrevista que “já está na hora de ‘puxarmos a orelha’ de novo da Petrobras”. Uma alusão a sua pressão para que haja queda do preço dos combustíveis.
Prates respondeu no dia seguinte que se o Ministério de Minas e Energia quiser que haja essa redução terá que se adequar ao rito estabelecido pela empresa.
Hoje, Prates terá nova reunião com Lula para tratar do plano estratégico. O debate principal é até onde a Petrobras deve apostar em renováveis ainda não reguladas, como eólica offshore e hidrogênio verde.
Procurados pela CNN, nem Silveira nem Prates quiseram se manifestar.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula cobra fim de divergências públicas entre ministro e presidente da Petrobras, dizem fontes no site CNN Brasil.