O governo federal convocou para a próxima terça-feira (26) uma reunião com os governadores de Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), além dos deputados e senadores dos estados para discutir o aumento da estiagem que atinge a região Norte do país.
A principal preocupação é com os rios da região que, sem as chuvas, estão muito baixos, o que vem afetando a navegação e a capacidade de transporte.
Leia Mais
Padre Júlio Lancellotti recebe medalha da Ordem do Mérito em SP
Itamaraty faz “blitz diplomática” por assento permanente no Conselho de Segurança da ONU
“Vou comparecer à CPMI”, diz general Heleno à CNN
Risco de desabastecimento
Neste momento, a seca vem impedindo grandes navios de carga de se deslocarem pelos rios Solimões e Madeira, fazendo com que a população dos estados tema desabastecimento de produtos de primeira necessidade.
Segundo o governo federal, a situação está sendo acompanhada pelos ministérios de Portos e Aeroportos e o de Transportes.
As pastas afirmam que estão aguardando os trâmites finais para a publicação do contrato de dragagem na região do Rio Solimões, que deve ocorrer até o início de outubro. Por lá, as cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, que ficam no estado do Amazonas, já tiveram declaradas situação de emergência.
Dragagem
Em relação às regiões da foz do Rio Madeira e do Tabocal, o governo federal informa que está sendo realizado um levantamento para dar continuidade ao processo de contratação de dragagem. A estimativa é de que o processo seja iniciado na primeira quinzena de outubro.
“Falei com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje e com os ministros Renan [Filho] e Silvio [Costa Filho]. Tem que haver a dragagem o mais rápido possível”, afirmou à CNN o senador Omar Aziz (PSD-AM), que vem coordenando junto às bancadas de parlamentares dos estados do Norte as ações que visam minimizar a recente crise climática na região.
No Congresso Nacional, há uma cobrança para que a dragagem – processo de remoção de sedimentos feito para manter a profundidade dos canais de navegação – comece já no início desta semana.
Isso porque, de acordo com dados do governo federal, essa que é pior seca dos últimos anos na região Norte do país e pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em duas semanas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo convoca reunião de emergência por causa do aumento da seca no Norte do país no site CNN Brasil.