Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer nesta terça-feira (24) que ainda pensa em fatiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o PT retomou a campanha pela recriação da pasta, proposta que é combatida pelo ministro Flávio Dino (PSB).
“Essa situação no Rio de Janeiro estabelece a urgência de reabrir este debate sobre a criação do Ministério da Segurança Pública. A lógica da Justiça é diferente, o papel do ministério é tratar de questões institucionais e não combater o crime”, disse à CNN o deputado federal Washington Quaquá (RJ), vice-presidente nacional do PT e vice-líder do partido na Câmara.
Vídeo: Não vejo razão para intervenção federal, diz Castro após ataques no RJ
A ideia de dividir a pasta foi discutida durante o período de transição, mas acabou sendo interditada por Dino, que se opôs à proposta.
Antes de viajar para os Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU, Lula se reuniu com Dino e disse que a ideia estava descartada, segundo relatos de fontes da Justiça à CNN.
A declaração de Lula hoje ventilando a ideia surpreendeu Dino no momento em que a pasta atua em várias frentes na área da segurança pública.
Leia mais
Após onda de ataques, Polícia Federal reforça corporação no Rio de Janeiro
Lula diz que não haverá intervenção no RJ e cita reforço das Forças Armadas nos portos e aeroportos
O que se sabe até agora sobre os ataques a ônibus no Rio
Este conteúdo foi originalmente publicado em Com crise no Rio, PT retoma campanha pelo fatiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública no site CNN Brasil.