fbpx
Home / Notícias / Após aprovação de proposta que limita decisões do STF, Barroso diz que “não vê razão” para mexer na composição da Corte

Após aprovação de proposta que limita decisões do STF, Barroso diz que “não vê razão” para mexer na composição da Corte

Em meio a uma queda de braço entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), que têm gerado decisões divergentes nas instituições e reaberto a discussão sobre um mandato para ministros, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, disse “não ver razão” para alterar o período de atuação dos magistrados. A fala ocorreu em entrevista coletiva nesta quarta-feira (4), em Brasília.

No Brasil, ministros do STF não têm um mandato estabelecido, exceto pela aposentadoria compulsória ao completarem 75 anos. Barroso afirmou “ver com simpatia” a disposição em discutir o tema, mas não acredita nos benefícios da mudança.

Leia mais:

Ministros veem discussão sobre mandato no STF como movimento para enfraquecer Corte

Aborto, drogas e marco temporal: Congresso e STF debatem temas de maneira divergente e simultânea

Pacheco quer texto preliminar para projeto sobre limite para mandato de ministros do STF

Relação com o Congresso

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas e pedidos de vista nos tribunais superiores, que pode impactar na atuação da Suprema Corte.

Sobre a interação dos Poderes, Barroso disse ter “a melhor relação possível” com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“A capacidade de dialogar não exige concordância, apenas o espírito de boa fé e de boa vontade, e isso acho que todos nós temos”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após aprovação de proposta que limita decisões do STF, Barroso diz que “não vê razão” para mexer na composição da Corte no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *