Você costuma aquecer sua comida no micro-ondas em compartimentos plásticos? Então, saiba que os riscos não se tratam, em nada, de uma crença popular. A prática pode causar câncer, segundo um novo estudo.
Os potes de plástico podem liberar milhões de partículas minúsculas, os microplásticos, que são transferidos para os alimentos, causando problemas de saúde graves.
Publicada na revista científica Environmental Science & Technology, a pesquisa analisou a segurança de usar esses plásticos aquecidos no micro-ondas e o achado foi preocupante.
A ingestão desses alimentos ocorre junto à ingestão de pequenos pedaços de plástico. Esses podem se acumular em órgãos como rins, fígado e até no cérebro.
Assim, eles iniciam processos inflamatórios e comprometem a função celular, causando alteração no microbioma intestinal, além de desencadear processos neurodegenerativos.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
Para o experimento, eles compraram comida para bebês de marcas comerciais americanas. Os potes eram feitos de polipropileno e passaram por diferentes testes, inclusive do micro-ondas.
Os cientistas constataram que usar esses potes no micro-ondas por três minutos foi suficiente para liberar até 4.7 milhões de microplásticos por centímetro cúbico de material.
Então, já sabe: para aquecer seus alimentos, transfira o conteúdo para um prato ou para compartimentos de vidro. Além de preservar a saúde, você também colabora com o meio-ambiente.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica