O Manchester City venceu a quarta partida seguida no Campeonato Inglês e goleou o Fulham por 5 x 1, com direito a hat-trick de Erling Haaland. Ainda assim, o que mais chamou atenção neste sábado (2/9) no Etihad Stadium foi o pré-jogo. Os torcedores dos Cityzens presenciaram um trio elétrico com Carlinhos Brown e os timbaleiros, além de outros ingredientes da cultura baiana em uma homenagem ao “Bahia Day”, ou Dia do Bahia.
A ação faz parte das boas-vindas do fundo árabe City Football Group, dono do Manchester City, ao Bahia, que vendeu sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) à empresa no ano passado.
.@carlinhosbrown em Manchester! pic.twitter.com/ApEAjzz7cu
— Manchester City (@ManCityPT) September 2, 2023
O palco para a baianidade, no entanto, não foi apenas do lado de fora do estádio. Carlinhos Brown cantou também dentro do Etihad, no gramado. Veja:
E depois dos shows de Carlinhos Brown, o clube de Manchester não decepcionou sua torcida. Com três de Haaland, um de Aké e um de Julián Álvarez, o City manteve os 100% de aproveitamento na Premier League e goleou o adversário de Londres.
A vitória por 5 x 1 sobre o Fulham foi a quarta em quatro rodadas do campeonato de pontos corridos. Além do jogo deste sábado, o Manchester City bateu o Burnley (por 3 x 0, fora de casa), o Newcastle (por 1 x 0, em casa) e o Sheffield United (fora de casa, por 2 x 1). O camisa 9 do time é o artilheiro da competição no momento, com 6 gols.
O clube comandado por Pep Guardiola é o atual tricampeão consecutivo da Inglaterra e venceu quatro das últimas cinco temporadas. Além disso, é o atual campeão da UEFA Champions League e vai jogar o próximo Mundial de Clubes.
“Bahia City”
O Manchester City foi adquirido pelo Abu Dhabi United Group em agosto de 2008. A empresa foi criada pelo sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos, para justamente viabilizar a compra do time inglês. Anteriormente, o clube era de propriedade do ex-ministro da Tailândia Thaksin Shinawatra.
Cinco anos depois, em 2013, a Abu Dhabi United Group, que ainda funciona como empresa matriz, fundou o City Football Group. Atualmente, a companhia é dona de percentuais das marcas de 14 clubes de futebol pelo mundo.
Em 2022, a empresa negociou a compra de 90% da SAF do Bahia por valores que se especulam girar em torno de R$ 650 milhões.