São Paulo – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na quarta-feira (30/9), habeas corpus para soltar o empresário Thiago Brennand, de 43 anos, no caso em que ele é acusado de agredir a modelo Helena Gomes, em agosto de 2022, em uma academia de luxo em São Paulo.
As agressões na academia, gravadas pelo circuito de segurança, foram as primeiras a vir à tona contra Brennand. O empresário está preso provisoriamente desde o fim de abril, na capital paulista, após ter sido extraditado dos Emirados Árabes.
Como o caso da academia aconteceu na frente do seu filho adolescente, que teria sido induzido a ofender e ameaçar a modelo, Brennand também responde por crime de corrupção de menor.
A última audiência de instrução desse processo foi realizada nesta sexta-feira (1º/9), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e acabou sem sentença.
No pedido de habeas corpus feito a STF, a defesa de Brennand questiona a validade das provas e afirma que as imagens foram editadas. Também afirma não ter tido acesso a vídeos originais ou perícia dos arquivos.
“Ademais, não verifico a existência de teratologia, flagrante ilegalidade ou abuso de poder”, escreveu o ministro Dias Toffoli, ao negar o HC.
helena gomes-thiago brennand-violência-SP
A modelo Helena Gomes é uma das vítimas do empresário Thiago Brennand
Reprodução/Instagram
Thiago Brennand-stefanie cohen-estupro-SP
O empresário é acusado de estuprar a modelo Stefanie Cohen em um hotel da capital paulista
Reprodução/Instagram
brennand1
O empresário Thiago Brennand, acusado de crimes sexuais contra mulheres
Reprodução
thiago-brennand-audiencia-sp (1)
Thiago Brennand em audiência no CDP de Pinheiros
Reprodução
thiago-brennand-audiencia-sp
Thiago Brennand em audiência no CDP de Pinheiros
Reprodução
thiago-brennand-julgamento-sp
Thiago Brennand é acusado de estuprar uma mulher norte-americana em 2021
Reprodução
Filho de Thiago Brennand chega a PF em Sao Paulo
Filho de Thiago Brennand chega na Polícia Federal, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo. Brennand esta detido na Polícia Federal, acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça, depois de chegar no aeroporto de Guarulhos
Fotos: Fábio Vieira/Metrópoles
Thiago Brennand desembarca em São Paulo 01 Fábio Vieira Metrópoles
Thiago Brennand desembarca em São Paulo
Fábio Vieira/Metrópoles
thiagobrennand
Brennand estava no exterior e voltou para o Brasil preso
Fábio Vieira/Metrópoles
Thiago Brennand desembarca escoltado em São Paulo 01 Fábio Vieira Metrópoles
Thiago Brennand desembarca escoltado em São Paulo
Fábio Vieira/Metrópoles
0
Interrogatório no TJSP
O processo da academia é presidido pelo juiz Henrique Vergueiro Loureiro, 6ª Vara Criminal da Capital, do TJSP. Nesta sexta, Brennand passou por interrogatório e outras cinco testemunhas foram ouvidas em plenário.
Com o fim da fase de instrução, foi aberto prazo para que as partes apresentem alegações finais por escrito. A sentença só será proferida depois disso.
Ao todo, Brennand é réu em nove ações criminais, com denúncias por crimes de estupro, tortura, ameaça e cárcere privado. Ele alega inocência em todas.
Em julho, o Metrópoles mostrou, com exclusividade, os detalhes do primeiro depoimento de Brennand à Justiça. “Eu estou aqui preso por vontade própria”, declarou o empresário, na ocasião.