fbpx
Home / Notícias / Estudo global indica os 7 melhores grupos de alimentos para a saúde

Estudo global indica os 7 melhores grupos de alimentos para a saúde

Cientistas canadenses afirmam ter descoberto os sete melhores tipos de alimentos para evitar doenças cardiovasculares e mortes.

Em um artigo publicado em julho, os pesquisadores da Population Health Research Institute, um instituto formado por cientistas da Universidade McMaster e da Hamilton Health Sciences, sugerem que priorizar o consumo desses grupos de alimentos é mais benéfico à saúde do que fazer dietas restritivas.

Para chegar à conclusão, eles analisaram dados de aproximadamente 245 mil pessoas de 80 países de alta, média e baixa renda coletados em vários estudos para determinar a dieta ideal e a quantidade de alimentos necessária para prevenir doenças cardiovasculares e mortalidade.

As dietas com consumo diário ou semanal de frutas, vegetais, nozes, sementes, peixe e laticínios integrais foram associadas à menor recorrência de problemas de saúde em todas as regiões do mundo.

7 melhores tipos de alimentos para a saúde

Com base nos dados, os pesquisadores chegaram à seguinte recomendação dietética:

4 a 5 porções diárias de frutas/legumes combinados. Exemplo de uma porção: 1 maçã ou banana média; 1 xícara de folhas verdes, 1/2 xícara de outros vegetais;
3 a 4 porções semanais de leguminosas. Exemplo: 1/2 concha de feijão ou lentilha;
7 porções semanais de nozes. Exemplo: 28 gramas de nozes ou amendoim;
2 a 3 porções semanais de peixe. Exemplo: 85 gramas de peixe cozido;
14 porções semanais de produtos lácteos. Exemplo: 1 xícara de leite ou iogurte; 42 gramas de queijo;
1 porção diária de grãos integrais (opcional). Exemplo: 1 fatia de pão; 1/2 xícara de arroz cozido, cevada ou quinoa;
1 porção diária de carnes não processadas (opcional). Exemplo: 85 gramas de carne vermelha cozida ou aves.


0

“Uma dieta saudável pode ser alcançada de várias maneiras que não necessariamente exigem a inclusão ou exclusão de qualquer categoria específica de alimentos. Uma quantidade moderada de grãos integrais ou carnes não processadas podem fazer parte de uma dieta saudável”, afirma o principal autor da pesquisa, Andrew Mente.

Segundo Mente, o objetivo da dieta sugerida não é o emagrecimento, mas sim a prevenção de doenças crônicas e morte. No entanto, a perda de peso pode ser uma consequência.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *