fbpx
Home / Política do DF / Oficina inicia processo preparatório para 16ª Conferência Distrital de Assistência Social

Oficina inicia processo preparatório para 16ª Conferência Distrital de Assistência Social

Oficina inicia processo preparatório para 16ª Conferência Distrital de Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) recebeu, nesta segunda-feira (14), o primeiro encontro preparatório da 16ª Conferência Distrital de Assistência Social, marcada para os dias 18 e 19 de setembro. Nesta oficina inaugural, foram apresentados os objetivos, os eixos e o tema da Conferência Distrital desse ano – “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): construção, proteção social e resistência”.

O encontro distrital faz parte do processo preparatório para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro. Foram convidados para a oficina inaugural representantes do governo, da sociedade civil, usuários, trabalhadores, entidades e organizações da assistência social.

“Esse processo que antecede a Conferência Distrital é fundamental para ouvir as propostas da população, entidades e trabalhadores da assistência social. São eles que utilizam e executam a política no dia a dia. É por meio da contribuição deles que poderemos avaliar e definir ações efetivas e condizentes com a realidade do DF”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O encontro distrital faz parte do processo preparatório para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro | Foto: Divulgação/Sedes-DF

O evento contou com a presença de cerca de 130 participantes no auditório do espaço Sedes Colab, na 515 Norte, além das pessoas que acompanharam a oficina por meio da transmissão ao vivo no canal do YouTube da Sedes.

Segundo o presidente do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) e subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante, a partir desta oficina, começará um ciclo de conferências livres, organizadas pelos próprios grupos da sociedade civil, e de oito conferências regionais coordenadas pelo CAS-DF para ouvir demandas específicas daquelas comunidades e levar propostas para o encontro distrital.

“A oficina vem para iniciar a mobilização da participação dos usuários, dos trabalhadores, das organizações, para nós debatermos o sistema de assistência social aqui no Distrito Federal. Com isso, estamos de forma gradativa, mas muito consistente, avançando nesse processo. É um indicador de qualidade ter a participação das pessoas implicadas na política, discutindo, debatendo e avaliando o que tem sido feito e planejando os próximos anos. Em setembro, será a culminância desse processo todo com a conferência distrital”, destaca o gestor.

A mesa expositora do debate da Oficina Inaugural da 16º Conferência Distrital de Assistência Social teve como tema “Conferências: espaço estratégico para ampliar a qualidade do SUAS”, conduzida pela assistente social, professora Abigail Torres, consultora na área.

“Depende de nós qualificar a política pública no sentido de trazer debates que realmente importam para a conversa. A gente não pode achar que uma política pública, só porque ela existe, ela já é boa. Ela só é boa se ela é avaliada, e as conferências são para isso. Então, é um momento muito importante para pensarmos o SUAS [Sistema Único de Assistência Social] para os próximos 20 anos. Esse é um momento histórico muito estratégico, então, não podemos nos omitir ao debate, temos que participar e contribuir”, explica a professora, considerada referência na política nacional de assistência social.

Conferência distrital

A 16º Conferência Distrital de Assistência Social será organizada pelo CAS-DF. Os debates serão divididos por eixos temáticos:

Eixo 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades
Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Eixo 4: Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS
Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *