fbpx
Home / Política do DF / UBS 11 de Samambaia promove ações de prevenção no Março Lilás

UBS 11 de Samambaia promove ações de prevenção no Março Lilás

UBS 11 de Samambaia promove ações de prevenção no Março Lilás

“Meus vizinhos falam: ‘Eu não estou doente. Vou fazer o quê no posto de saúde? Eu aviso: Você não deve ir ao postinho apenas quando está doente não”. Esse é o relato de Maria Isabel Rodrigues, 38, moradora de Samambaia que faz acompanhamento para tratamento de diabetes tipo 1 na Unidade de Saúde (UBS) 11 da cidade.

Maria Isabel esteve, nesta terça-feira (25), na unidade para se vacinar contra gripe e covid-19 e aproveitou para realizar testagem para sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C. É que parte das equipes de saúde da família da UBS estava dedicada aos cuidados femininos, por conta do Março Lilás, mês de conscientização e prevenção do câncer do colo do útero.

Usuárias do serviço de saúde puderam usufruir de uma oportunidade de relaxamento e bem-estar em um escalda-pés, seguido de um momento de lanche e confraternização | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A UBS ofertou à comunidade testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST), exames ginecológicos (Papanicolau) – que detectam alterações nas células do colo do útero – e vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

Aproximar a população para a promoção e a proteção da saúde é o principal objetivo desta atividade, como relata a gerente da UBS 11 de Samambaia, Narjara Macedo. “O usuário precisa entender que aqui é o lugar dele. Nós não tratamos apenas doenças. A UBS é o espaço para o cuidado integral à saúde da população local”, esclarece.

Autocuidado

“Você não deve ir ao postinho apenas quando está doente não”, diz Maria Isabel Rodrigues, destacando a importância de ações preventivas

Quem participou das atividades, também pôde contar com ações de relaxamento. Durante 15 minutos, após um momento de lanche e confraternização, oferecido pela equipe multiprofissional (eMulti), houve escalda-pés.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde (SES-DF), Nadia Costa, responsável pela prática, a iniciativa buscou lançar um olhar para a importância do autocuidado. “Frequentemente as mulheres vêm até aqui para cuidar da família – em busca de uma consulta para o filho ou para o neto. Nós quisemos proporcionar esse espaço para elas”, explica.

Thalita Peter, 35, compareceu para consulta de seu tratamento em saúde mental e aceitou o convite. “Foi bastante relaxante. Dá uma espairecida. Ajuda a gente a tirar um pouquinho da cabeça os problemas”, revela.

Além do cuidado, a moradora da região diz que a atividade também foi informativa. “A gente pode se informar sobre as atividades em grupo. Acho que isso traz a comunidade para dentro. Informa a gente sobre um serviço que muitas vezes a gente desconhece”, relata.

Proteção da saúde

O câncer do colo do útero é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e o contágio pode ser evitado com o uso de preservativos.

A presença do vírus e de lesões pré-cancerosas podem ser identificadas no exame preventivo e são curáveis em quase todos os casos. As vacinas contra o HPV também são muito importantes para prevenir infecções. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, a doença que atinge o útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessas unidades, o atendimento é realizado pelas equipes de Saúde da Família, que são responsáveis pelo atendimento de todo o ciclo de vida, do recém-nascido ao idoso.

Cada UBS atende um território definido, e as equipes de Saúde da Família são responsáveis pela assistência à saúde da população daquele espaço. Para saber qual a sua UBS de referência, basta verificar com seu CEP, clicando aqui.

*Com informações da SES-DF

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *