O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem sinalizado insatisfação com a permanência do ministro Alexandre Silveira à frente do Ministério de Minas e Energia.
Segundo relatos feitos à CNN, Kassab teria se manifestado a favor de uma mudança em grupos de mensagens com a participação de parlamentares.
A possibilidade foi levantada nesta terça-feira (15) depois de um apagão ser registrado em todas as regiões do país.
De acordo com deputados do partido, Kassab tem defendido que a pasta siga com o PSD e que ele mesmo possa indicar um outro nome para assumir a pasta.
Leia Mais
Entenda tudo o que sabemos sobre o apagão que afetou todas as regiões do Brasil
ONS diz que apagão foi provocado por “separação elétrica”; entenda
Ministro de Minas e Energia antecipa volta ao Brasil após apagão nacional
Segundo interlocutores do partido, a ideia do presidente da legenda se deve ao fato de não ter proximidade com Silveira e considerá-lo mais uma indicação do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Mineiro de Belo Horizonte, além de deputado e senador, o ministro também foi secretário estadual de Gestão Metropolitana e secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, quando teria se aproximado de Pacheco.
VÍDEO: Apagão ocorreu às 8h31 e sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos
Silveira também foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula, inclusive, já estaria rechaçando nesta terça-feira a um grupo de aliados a possibilidade de troca de Silveira.
O petista avalia que o ministro não tem responsabilidade na falta de energia registrada nesta terça-feira.
Além disso, o presidente tem dito para pessoas próximas não ser momento de abrir ainda mais vagas na Esplanada dos Ministérios que podem interessar aos partidos do bloco no centrão.
Nos bastidores, dirigentes do PP e do MDB têm demonstrado interesse pelo posto, pressionando a inclusão da pasta em uma provável reforma ministerial.
Um apagão na manhã desta terça-feira (15) atingiu todas as regiões do Brasil
Crédito: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Gráfico da Operador Nacional do Sistema (ONS) mostra queda no momento do apagão que atingiu o país
Crédito: Reprodução/Operador Nacional do Sistema (ONS)
A queda de energia começou a ser registrado nos sistemas às 8h31; em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%
Crédito: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Após o apagão, a linha 4-Amarela do metrô de São Paulo apresentou falha elétrica e problemas na circulação
Crédito: Reprodução/Twitter
Portões fechados na estação de Brotas, metrô de Salvador
Crédito: Camila Tíssia
Estação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte
Crédito: Marcello Pereira/Rádio Itatiaia
Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, relataram problemas com energia elétrica, segundo dados da Aneel, imagens da cidade de Salvador
Crédito: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, relataram problemas com energia elétrica, segundo dados da Aneel, imagens da cidade de Salvador, BA
Crédito: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Este conteúdo foi originalmente publicado em Kassab sinaliza insatisfação com Silveira, mas Lula defende manutenção do ministro, dizem fontes no site CNN Brasil.