O caso das joias é visto pelo Partido Liberal (PL) como o “mais sério e mais complicado” para o ex-presidente Jair Bolsonaro até o momento. A avaliação foi feita pelo time de advogados que assessora a cúpula do partido.
Ex-assessores de Bolsonaro são suspeitos de vender e recomprar joias que foram presenteadas a ele durante viagens oficiais.
VÍDEO – PF: Bolsonaro recebeu foto de relógio antes de venda
A equipe jurídica monitora investigações nas quais o ex-presidente está implicado e o andamento delas. O número de casos que envolvem Bolsonaro se aproxima de 600, mas o das joias tem o maior potencial de danos, de acordo com o time jurídico.
Leia Mais:
Sargento que assessorou Bolsonaro movimentou R$ 3,3 milhões em um ano, aponta Coaf
Entorno de Bolsonaro tenta influenciar escolha de novo advogado de Mauro Cid
Aliados avaliam que Bolsonaro continuará sendo líder da direita mesmo após caso das joias
A leitura fez com que Valdemar Costa Neto, presidente da legenda, decidisse esperar até esta segunda-feira (14) se posicionar, segundo interlocutores do líder partidário.
O desafio era sair em defesa de Bolsonaro, mas usando uma linguagem que não o comprometesse diretamente com o episódio. O temor era não melindrar o Supremo Tribunal Federal (STF) e acabar trazendo para o PL complicações.
Valdemar divulgou no início da tarde um vídeo no qual fala que Bolsonaro é “honesto”, “sério” e diz que ele pode contar com o partido. O conteúdo do vídeo teve supervisão do marqueteiro do partido, Duda Lima.
Bolsonaro é o maior líder que o Brasil já conheceu. pic.twitter.com/LhbibvQz4q
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) August 14, 2023
A legenda pretende fazer em breve uma pesquisa para aferir o quanto o caso prejudicou a imagem de Bolsonaro. Até agora, a avaliação é que não houve arranhão dentro da bolha bolsonarista, mas estragos do lado de fora.
A questão é medir o tamanho do problema. Outra preocupação do partido neste momento é em relação à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. O caso das joias a atinge de uma maneira que não havia ocorrido até agora.
Análise: O impacto para Bolsonaro do escândalo de venda de joias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Caso das joias é visto pelo PL como o “mais sério e mais complicado” para Bolsonaro no site CNN Brasil.