fbpx
Home / Política do DF / Ação coordenada acolhe população em situação de rua em Águas Claras

Ação coordenada acolhe população em situação de rua em Águas Claras

Ação coordenada acolhe população em situação de rua em Águas Claras

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta quinta-feira (29), mais uma ação coordenada de acolhimento à população em situação de rua em quatro pontos de Águas Claras, sendo dois na Rua 25 Sul, um nas proximidades do Colégio Olimpo e outro nas proximidades da Administração Regional.

Na ação, três pessoas foram localizadas e atendidas pelas secretarias presentes. Além disso, uma estrutura precária foi desmontada, uma barraca de camping foi retida e um caminhão de entulho foi removido, com os materiais inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

Operação em Águas Claras atendeu três pessoas, desmontou uma estrutura precária e removeu um caminhão de entulho | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

“Nossas equipes estão atuando de forma constante, durante toda a semana, para fazer o trabalho de acolhimento das pessoas em situação de rua. A orientação do governador Ibaneis Rocha é de darmos condições dignas para todos aqueles que buscam uma nova vida na capital do país”, apontou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Participaram da ação servidores das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

A atuação das equipes do governo ocorre em conformidade com o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, formalizado no mês de maio e coordenado pela Casa Civil.

“A orientação do governador Ibaneis Rocha é de darmos condições dignas para todos aqueles que buscam uma nova vida na capital do país”

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil

A concretização do protocolo contou com a assinatura do governador Ibaneis Rocha em um acordo de cooperação técnica, incentivando o desenvolvimento e monitoramento das ações para as pessoas em situação de rua, além do decreto que regulamenta a reserva mínima de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para este público.

DF é pioneiro

O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua é uma referência nacional, sendo o Distrito Federal a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), das ações de abordagem à população de rua no ano passado.

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social – incluindo vagas em abrigos –, orientação sobre tratamento a animais domésticos, deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel.

Também são oferecidas políticas públicas, como vagas no programa de qualificação profissional RenovaDF e cadastramento para unidades habitacionais.

O plano começou a ser implementado após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou ações na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *