fbpx
Home / Política do DF / Após oficinas profissionalizantes, socioeducandos do Projeto Despertar se formam

Após oficinas profissionalizantes, socioeducandos do Projeto Despertar se formam

Após oficinas profissionalizantes, socioeducandos do Projeto Despertar se formam

Um misto de emoção, alegria e vitória marcou a celebração da formatura de 88 socioeducandos do Projeto Despertar. A certificação ocorreu na manhã desta quinta-feira (8), na unidade de internação do Recanto das Emas com a presença das famílias dos adolescentes. O projeto tem o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), e conta com a iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), com realização do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap), apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Cooperação para Estudos da Ciência, Tecnologia e Inovação (ICIT).

“Participar desta iniciativa possibilita outros horizontes aos adolescentes a partir da capacitação profissional e da educação empreendedora”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “a falta de oportunidades, em algum momento da vida, pode direcionar para escolhas equivocadas, mas escolher participar desta iniciativa possibilita outros horizontes aos adolescentes a partir da capacitação profissional e da educação empreendedora como bases para inseri-los no mercado de trabalho.”

As oficinas profissionalizantes foram realizadas nas unidades de internação de Santa Maria, Recanto das Emas e na unidade feminina do Gama, abrangendo também adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade e meio aberto com polos na região sul, em Samambaia, e norte, em Planaltina. Os socioeducandos tiveram aulas de culinária sustentável, empregabilidade e fotografia a fim de preparar os alunos não apenas na teoria, mas em atividades práticas e interligadas.

Os socioeducandos tiveram aulas de culinária sustentável, empregabilidade e fotografia | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

No evento, os empresários Flávio Cavalcante, da rede Bolos do Flávio, Gabriel Hadad, da Kihap Desenvolvimento Pessoal e Artes Marciais, e Adilson Diaz, diretor e produtor cultural, compartilharam com os jovens a importância da resiliência e da persistência para alcançar novos caminhos.

Oportunidade para vencer

De acordo com Regina Cavalcante, diretora do Iecap, “é uma alegria imensa ver tantos jovens formados e dispostos a abraçar uma nova oportunidade de futuro. Para além da capacitação profissional, o projeto plantou a semente da transformação, abrindo novos horizontes e mostrando que a vitória é, sim, possível”, celebra.

O Projeto Despertar tem como base a metodologia Pré-Textos, formulada por Doris Sommer, da Universidade de Harvard, que traz uma abordagem de aprendizagem intercultural conectada com a realidade de vida de cada socioeducando, colocando-o como protagonista do próprio desenvolvimento pessoal, socioemocional e profissional.

Além dos socioeducandos, ainda houve capacitação para os profissionais da rede que integra as políticas do socioeducativo. Para o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, ”o projeto revela aos adolescentes um horizonte diferente com novas perspectivas. Ao final do curso, os adolescentes criaram um plano de negócios a partir do interesse deles e receberam um benefício social de R$ 3,2 mil da UFG”, explica.

*Com informações da Sejus

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *